Notícias
Mais de 1 milhão de estudantes entram em férias na Rede Municipal de Ensino
Retorno das aulas acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2020
Publicado em: 18/12/2019 9h22 | Atualizado em: 06/08/2021
2019 chega ao fim para os estudantes da Rede Pública da cidade de São Paulo. Mais de 1 milhão de estudantes, de mais de 4 mil unidades escolares, entram em férias em janeiro, assim como boa parte dos 77 mil educadores. O ano encerra-se com 200 dias letivos e o calendário de atividades, do Infantil ao Ensino Médio, vai até 20 de dezembro.
O ano foi de avanços na rede com a expansão de vagas, diminuição da fila de espera, sobretudo na Educação Infantil, entrega de novas unidades, melhorias em questões relacionadas à acessibilidade, aquisição de novos recursos tecnológicos, inovações na alimentação e o recebimento de um último repasse de verbas pelas escolas ainda em dezembro. Diversas outras ações também trouxeram resultados positivos, em constante aprimoramento das questões pedagógicas ligadas à atualidade.
As unidades voltam ao atendimento em 2 de janeiro, sem aulas, mas à disposição do público, com funcionamento regular para procedimentos de matrícula, esclarecimento de dúvidas e atividades internas.
Os órgãos administrativos da Secretaria e as Diretorias Regionais de Ensino, DREs, porém, tem funcionamento normal nas semanas de Natal e Ano-novo, exceto nos dias 24, 25, 31 e 1. Em janeiro o expediente é regular também.
Ainda em janeiro, no período de 13 a 24, ocorre o Recreio nas Férias, nos Centros Educacionais Unificados, CEUs, e em outros locais credenciados pela cidade. O tema é “Brincadeira é coisa séria!” e traz atividades de recreação para estudantes de 4 a 14 anos. A última edição, em julho, atendeu 20 mil jovens e crianças.
O início do ano letivo de 2020 está previsto em calendário para dia 5 de fevereiro. A carga horária anual continua sendo de 800 horas, no mínimo, com pelo menos 200 dias de efetivo trabalho educacional. Muitas unidades aproveitam este primeiro momento para realizar uma reunião de acolhimento, com apresentação dos espaços e especificidades da unidade.
Cada gestão define as questões que melhor atendam a comunidade, como no Ensino Infantil, por exemplo, onde se houver necessidade, pode haver um período de adaptação com horários reduzidos para as crianças de 4 anos, que chegam dos Centros Educacionais Infantis, CEIs. A direção define também as datas de Reunião de Associação de Pais e Mestres, APM, com pelo menos 6 realizações ao ano, Conselho de Escola, com pelo menos 11, reuniões bimestrais com responsáveis, além dos Dias da Família na Escola, entre outros.
As atividades seguem até o recesso de meio de ano, que será no período de 10 a 19 de julho.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Mês da cultura Hip Hop na EMEI Gabriel Prestes
Publicado em: 16/03/2016 10h41 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Plateia SME – edição de 14 de março
Publicado em: 15/03/2016 4h47 - em CEU e COCEU
CODAE recebe novos nutricionistas
Publicado em: 15/03/2016 4h42 - em Alimentação Escolar
Dois novos Centros de Educação Infantil na zona norte
Publicado em: 15/03/2016 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
A Gestão Pedagógica e a Educação para Relações Étnico-Raciais na DRE São Miguel
Publicado em: 15/03/2016 4h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel