Notícias
EMEF é selecionada para participar de projeto sobre ciências em parceria com universidades públicas
Atividades engajam a educação científica, promovendo um intercâmbio entre escolas de diversos estados
Publicado em: 14/12/2022 13h13 | Atualizado em: 14/12/2022
A EMEF Doutor João Naoki Sumita, da DRE Itaquera, foi uma das sete escolas de todo o país, e a única da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, selecionada para participar do projeto “Semeando Ciência: Meninas em Campo – 2022”. O trabalho, promovido em parceria com pesquisadores da USP e de diversas universidades públicas, incentiva a educação científica e aproxima os estudantes das cientistas.
Este projeto é direcionado às escolas públicas. Nas EMEFs, as turmas de 6° e 7° anos participam. Depois de se inscrever e ser selecionada, a professora Sabrina Sobral Marchetto Leite, da EMEF Doutor João Naoki Sumita, participou de formações semanais com cientistas no Instituto Butantã, que explicaram sobre os mosquitos, suas características e cederam materiais como microscópio e armadilhas.
Para as atividades, os estudantes foram divididos em grupos e cada um tinha que escolher um local da escola para colocar uma armadilha e capturar mosquitos. Depois eles observaram os encontrados em um microscópio, para, a partir das características identificadas, classificá-los. Na sequência, fizeram um relatório criando hipóteses sobre a coleta e a análise.
“Projetos que trabalham com o processo investigativo, conforme prevê o Currículo da Cidade, são essenciais para que os estudantes tenham uma aprendizagem significativa e aproximem os conhecimentos científicos do contexto em que vivem”, disse Aline Molenzani, diretora da EMEF.
Seguindo a proposta dos orientadores das universidades, os estudantes montaram painéis informativos, que estão expostos na escola, sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, dengue, zika e chikungunya. Para a montagem, foi levado em consideração as descobertas através da coleta.
Como o projeto envolve escolas de diversos estados do país, são feitos encontros síncronos para compartilharem suas descobertas e dúvidas, possibilitando assim o entendimento de que em determinadas regiões há uma maior concentração de certa espécie.
“O projeto proporcionou a observação, formulação de hipóteses, coleta de dados e análise das informações obtidas. Além disso, colaborou no desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões, não só do ponto de vista intelectual, mas buscando alternativas para modificar situações encontradas no cotidiano, como por exemplo quando estudaram as doenças transmitidas pelos mosquitos”, frisou a diretora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para cadastro de professores interessados em eventual contratação temporária na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar
Relacionadas
Seminário Internacional sobre o PMLLLB – SP
Publicado em: 03/02/2016 5h35 - em Educadores
Debate – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca
Publicado em: 03/02/2016 5h34 - em CEU e COCEU
Cronograma de Debates do PMLLLB – Nov/2014
Publicado em: 03/02/2016 5h31 - em PMLLLB
Lançamento do site do PMLLLB
Publicado em: 03/02/2016 5h28 - em PMLLLB
Reunião de Bibliotecários CEUs – PMLLLB
Publicado em: 03/02/2016 5h27 - em PMLLLB