Notícias
Estudantes da EJA transformam paredes da escola em telas com grafites
Ação aconteceu na EMEF Hipólito José da Costa com 250 estudantes da EJA
Publicado em: 23/04/2019 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020Cerca de 250 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, registraram mensagens em forma de desenhos em paredes da escola. A ação iniciada em 2017 pelo Professor de Arte Rodrigo Pignatari teve por objetivo ocupar outros espaços da escola para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência de grafitar e pensar o desenho como ferramenta de expressão do simbólico na arte.
No início do trabalho, o Professor lançou a seguinte pergunta aos estudantes: O que você deixaria registrado em um muro para a humanidade? A primeira etapa trouxe o entendimento sobre o contexto da comunicação do desenho por meio da Arte na história da humanidade, como resultado, os estudantes fizeram uma linha do tempo com as pinturas rupestres da Serra da Capivara, murais egípcios, muralismo mexicano e o grafite.
Em seguida, os estudantes entregaram as atividades e decidiram com o professor onde seria feito o recorte no desenho, no formato do stencil (máscara). Com o desenho vazado (recortado), o stencil já estava pronto para ser utilizado na parede da escola. O espaço foi pensado nas aulas de modo que todos tivessem um espaço para fazer o seu grafite. A ação final aconteceu no mural do corredor de entrada e saída dos estudantes.
A prática do grafite foi realizada em abril de 2019, no muro da escola, e gerou um momento de emoção e alegria aos estudantes, revela o Professor Rodrigo. “Ao ver os estudantes grafitando no muro suas marcas, histórias, vozes e visões de mundo, percebi o quanto eles se sentiram protagonistas”, observou.
Para a estudante Miriã Vitória, esta ação foi interessante porque nas escolas onde estudou não teve a possibilidade de vivenciar esta experiência. “Foi interessante deixar marcas no muro do que era importante pra gente e para as pessoas verem, ainda mais pelo significado de cada grafite”, argumentou Miriã.
O estudante Kevem Fonseca comentou sobre a iniciativa. “Como é o nosso último ano na escola, é bom deixar uma marca, porém, é difícil escolher o que deixar, já que ficará exposto para crianças do período da manhã e da tarde”, falou Kevem.
A aluna Marione Campos, de 58 anos, também participou das atividades do projeto e expôs a sua opinião, “Achei maravilhoso o desenho que a gente grafitou no muro, foi a primeira vez que eu fiz algo desse tipo na escola”, finalizou Marione.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos começaram nesta segunda-feira (02)
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo - 2024”
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico
Secretaria Municipal de Educação
XXVIII Final Municipal de Xadrez Individual da Rede Municipal de Ensino de São Paulo reúne 2 mil participantes
Educomunicação
Estudantes do Imprensa Jovem produzem podcast ao vivo no Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação inicia distribuição de cestas básicas para famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade social
Relacionadas
SME reúne Diretorias Regionais para analisar resultados de indicadores de qualidade e planejar ações
Publicado em: 06/04/2023 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Equipes das DREs recebem formação sobre Educação Integral
Publicado em: 05/04/2023 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Telecentros dos CEUs oferecem oficina de informática para inclusão digital
Publicado em: 05/04/2023 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação
12ª Semana Municipal de Leitura será aberta nesta segunda-feira no Theatro Municipal com estudantes e educadores
Publicado em: 05/04/2023 4h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores realizam sondagens para o Ciclo da Alfabetização
Publicado em: 04/04/2023 12h54 - em DIPED