Notícias
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Ação celebra a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e migrantes nas escolas municipais de São Paulo
Publicado em: 04/12/2024 15h53 | Atualizado em: 04/12/2024
Este ano, o projeto “Leituraço!”, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, completa 10 anos. A iniciativa busca promover a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes, ao incentivar a seleção e organização de títulos para leituras coletivas nas unidades educacionais, que contemplem essas culturas e histórias, introduzindo uma perspectiva estética e política no ambiente escolar.
Desde sua criação, em 2014, o projeto tem proporcionado aos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos e aos educadores a oportunidade de acessar livros e conteúdos que ampliam o repertório cultural, histórico e social, ajudando a construir uma visão positiva e diversa sobre essas populações, reforçando o respeito e a identidade de cada indivíduo.
O projeto funciona com a seleção de títulos que destacam a riqueza e diversidade das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes. Esses títulos são disponibilizados em listas ou cartazes, permitindo que os estudantes escolham as obras que serão lidas. Durante o mês em que o projeto é realizado, as leituras acontecem simultaneamente em diferentes espaços da unidade educacional, em pelo menos um dia da semana.
As atividades podem incluir a participação da comunidade escolar, que é convidada a colaborar nas mediações literárias com os estudantes. Além disso, os registros das leituras também podem ser compartilhados, fortalecendo o engajamento das unidades escolares no projeto.
Embora o Leituraço! seja um marco das ações do Novembro Negro, ele faz parte de um compromisso maior da Rede Municipal de Ensino com a educação antirracista e antixenofóbica. Essa ação deve estar presente no planejamento ao longo de todo o ano letivo.
O projeto também busca oferecer uma experiência de mediação literária que permita aos estudantes se apropriarem do acervo das Salas de Leitura e das reflexões propostas, ampliando sua consciência histórica e social.
Com iniciativas como essa, a Rede Municipal destaca-se na promoção de uma educação que acolhe, valoriza e respeita a diversidade cultural e étnica, construindo um espaço educacional que reflete e celebra a pluralidade da cidade, do Brasil e do mundo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Secretaria Municipal de Educação
SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME - Atribuição
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Relacionadas
DRE Penha oferece curso “Construção dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”
Publicado em: 23/02/2016 3h47 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Conclua o Ensino Fundamental em 18 meses com o PROJOVEM
Publicado em: 23/02/2016 3h31 - em CEU e COCEU
Ação ”Zika Zero” agita alunos de escolas municipais
Publicado em: 23/02/2016 12h33 - em CEU e COCEU
Concurso para professor de Ensino Fundamental II e Médio
Publicado em: 23/02/2016 12h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário sobre Educação Infantil
Publicado em: 23/02/2016 11h36 - em Diretoria Regional de Educação Butantã