Notícias
José Luis Salmaso
Professor Autor
Publicado em: 11/07/2017 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020
SINERGIA
Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v.11 n.1, jan./jun.,2010
– Artigo de José Luís Salmaso: Autonomia e construção do conhecimento: a ação supervisora nos processos formativos na educação básica
Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Supervisor Escolar nos processos formativos, tanto os formais e oficiais, quanto aqueles existentes nas práticas institucionais que permeiam o ambiente escolar. Destaca o papel mediador da ação supervisora na construção do conhecimento para uma educação e uma escola emancipatórias e o compromisso político desse profissional da educação com os direitos engendrados na práxis social brasileira hodierna, tornado-se sujeito e partícipe desse processo.
Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012 Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani / José Luís Salmaso / Júlio Gomes Almeida Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc. Supervisão educacional – as tensões no acompanhamento do trabalho escolar O livro Supervisão educacional: as tensões no acompanhamento do trabalho escolar apresenta a supervisão educacional como mediação entre as necessidades das unidades e as políticas desenvolvidas pelo sistema de ensino. A obra discute, a partir da visão de supervisores, o papel que esse profissional ocupa no sistema de ensino em que atua. Considera que essa atuação acontece em um contexto de mudanças significativas, promovidas pelo grande avanço das tecnologias e suas repercussões em diferentes setores da vida social, o que tem questionado o papel da escola e dos profissionais que nela atuam, trazendo-lhes novas demandas e novos desafios. Assim, trata-se de um trabalho que propõe um estilo de supervisão educacional que foge ao estilo clássico do supervisionar, fundado na hierarquia, na fiscalização e no controle, caminhando em direção a um estilo de supervisão fundado no compromisso com a melhoria da qualidade da escola pública. |
Contato: jsalmaso@prefeitura.sp.gov.br Supervisor Escolar – DRE IP
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Diretoria Regional de Educação Butantã
Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Relacionadas

CEU Três Pontes – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h34 - em CEU e COCEU

CEU Tiquatira – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h29 - em CEU e COCEU

CEU Sapopemba – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h21 - em CEU e COCEU

CEU São Rafael – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h15 - em CEU e COCEU

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil