Notícias

CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional  

As aulas começam na próxima segunda-feira (2) e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Publicado em: 27/02/2026 9h00 | Atualizado em: 13/03/2026

Fotografia de uma mesa com diversos doces e rosquinhas.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital estão com inscrições abertas para o curso gratuito de Confeitaria Profissional. A formação é promovida pela Fundação Paulistana em parceria com o Instituto Capim Santo e oferece carga horária de 60 horas, com certificado ao final.  

As aulas começam na próxima segunda-feira (2) e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O curso é voltado a iniciantes e também a quem deseja aprimorar técnicas e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.  

As inscrições são feitas online e a seleção dos participantes é feita considerando os  critérios socioeconômicos informados no formulário de inscrição.   

A formação do curso de confeitaria aborda desde as bases da confeitaria até técnicas mais avançadas de produção e decoração. Os conteúdos previstos são:  

Bases da confeitaria: preparo de massas como pão de ló, massa amanteigada e massa choux (utilizada em carolinas e bombas).  

Recheios e cremes: creme de confeiteiro, ganaches, geleias artesanais e merengues.  

Sobremesas clássicas: pudins, quindins, torta de limão e pavê.  

Tendências de mercado: brownies, cookies, bolos de pote e docinhos de festa.  

Técnicas de montagem e decoração: montagem de bolos, rocamboles e sobremesas com foco em apresentação e acabamento profissional.  

A iniciativa integra as ações de qualificação profissional ofertadas nos CEUs, ampliando o acesso gratuito a formação e incentivo a geração de renda.  

Turmas disponíveis: 

De 02/03 a 20/03  

CEUs Heliópolis, Perus e Freguesia do Ó.  

De 23/03 a 10/04  

CEUs Tremembé e Parelheiros  

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário online. 

Fique por dentro de todas as notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 148 149 150 151 152 1.674