Notícias

CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional  

As aulas começam na próxima segunda-feira (2) e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Publicado em: 27/02/2026 9h00 | Atualizado em: 13/03/2026

Fotografia de uma mesa com diversos doces e rosquinhas.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital estão com inscrições abertas para o curso gratuito de Confeitaria Profissional. A formação é promovida pela Fundação Paulistana em parceria com o Instituto Capim Santo e oferece carga horária de 60 horas, com certificado ao final.  

As aulas começam na próxima segunda-feira (2) e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O curso é voltado a iniciantes e também a quem deseja aprimorar técnicas e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.  

As inscrições são feitas online e a seleção dos participantes é feita considerando os  critérios socioeconômicos informados no formulário de inscrição.   

A formação do curso de confeitaria aborda desde as bases da confeitaria até técnicas mais avançadas de produção e decoração. Os conteúdos previstos são:  

Bases da confeitaria: preparo de massas como pão de ló, massa amanteigada e massa choux (utilizada em carolinas e bombas).  

Recheios e cremes: creme de confeiteiro, ganaches, geleias artesanais e merengues.  

Sobremesas clássicas: pudins, quindins, torta de limão e pavê.  

Tendências de mercado: brownies, cookies, bolos de pote e docinhos de festa.  

Técnicas de montagem e decoração: montagem de bolos, rocamboles e sobremesas com foco em apresentação e acabamento profissional.  

A iniciativa integra as ações de qualificação profissional ofertadas nos CEUs, ampliando o acesso gratuito a formação e incentivo a geração de renda.  

Turmas disponíveis: 

De 02/03 a 20/03  

CEUs Heliópolis, Perus e Freguesia do Ó.  

De 23/03 a 10/04  

CEUs Tremembé e Parelheiros  

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário online. 

Fique por dentro de todas as notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visitam a Arena Corinthians, em Itaquera

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Analista De Esporte em atividade na piscina com adultos

SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs

Publicado em: 13/06/2025 12h25 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

Nove CEUs da capital recebem Festival Paralímpico com o apoio do Comitê Paralímpico

Publicado em: 13/06/2025 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Saiba como garantir a entrega do benefício do Programa Leve Leite

Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois jovens apresentando o Festival Imprensa Jovem 20 Anos
1 146 147 148 149 150 1.674