Notícias
Coletiva de Imprensa Jovem discute impactos da alimentação na escola e na sociedade
Durante evento do Seminário Educação Além do Prato alunos questionam especialistas em alimentação
Publicado em: 08/11/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020
O Seminário Educação Além do Prato foi registrado pela Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 80 jovens comunicadores das EMEFs Aclamado (DRE São Mateus), Altino Arantes e Duque de Caxias (ambas da DRE Ipiranga), Jardim Fontalis e General Júlio Marcondes Salgado (ambas da DRE Jaçanã-Tremembé) participaram da coletiva de imprensa do Seminário. Mediados pelo ex-aluno da Imprensa Jovem Cícero Ivanilson e pela estudante Lorena Miranda Lopes, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, os estudantes entrevistaram a chef Paola Carosella, o agricultor familiar Rafael Grothe, a diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e o estudante Wallace Henrique Santos.
Wallace contou sobre sua participação no projeto de intercâmbio de informações sobre alimentação escolar entre países chamado “Além da Rio +20”. Com a participação de estudantes tanzanianos, italianos e brasileiros, o projeto envolveu o debate e a busca de soluções para dois problemas de saúde contemporâneos relacionados à alimentação: a obesidade e o desperdício.
Paola falou sobre a importância de se criar um vínculo afetivo com a alimentação e elogiou iniciativas como a implantação de hortas escolares das hortas escolares como ferramenta importante nesse processo. “Nossa relação com os alimentos depende de como eles nos são apresentados. Sabemos como são cultivados? Conhecemos as pessoas que preparam a alimentação?”. Ela enfatizou, ainda, a importância de se estreitar a relação entre a agricultura familiar local e a alimentação escolar. “Por que o trigo está presente na alimentação escolar, mas a mandioca não, se o trigo não é brasileiro? É importante pensarmos nisso”, questionou.
Quando questionado por um aluno sobre a introdução de alimentos orgânicos na nossa alimentação, Rafael Grothe, chamou atenção aos hábitos de consumo da população. “As pessoas costumam buscar sempre as frutas maiores e mais bonitas. Mas esses produtos grandes muitas vezes são os que mais receberam agrotóxicos”, afirmou.
Já Mariana apresentou dados sobre a fome no mundo e a importância de se ter uma alimentação escolar saudável. “O Brasil já tem uma preocupação cada vez maior de pôr alimentos saudáveis nas escolas e também está ligando a alimentação escolar com a agricultura familiar”, relatou Mariana. “Muitos países querem aprender conosco e por isso criamos o Centro de Excelência”, explicou.
Confira a íntegra da Coletiva aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
SINDSEP e APROFEM anunciam encerramento da greve
Publicado em: 15/05/2026 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação para escolha de vagas
Publicado em: 15/05/2026 6h46 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança edital de seleção pública de projeto de gestão documental
Publicado em: 15/05/2026 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais
Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste
Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação