Notícias

Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar

São Paulo foi a única cidade brasileira vencedora com o projeto “Guardiãs da Alimentação Escolar e Busca Ativa Escolar – Programa Operação Trabalho (POT)” 

Publicado em: 29/05/2026 14h07 | Atualizado em: 29/05/2026
Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.

Após concorrer com outras 47 cidades de 10 países, a cidade de São Paulo é a única cidade brasileira vencedora do prêmio internacional Cidades Educadoras 2026. Com o projeto de Guardiãs da Alimentação e da Busca Escolar, a rede municipal de São Paulo recebe mais uma conquista em que a primeira vitória foi a redução dos indicadores de evasão escolar. A premiação internacional será entregue nesta semana, em Granollers, para o secretário da educação, Fernando Padula.  

A iniciativa foi reconhecida internacionalmente por promover inclusão social, fortalecimento da comunidade escolar e garantia do direito à educação, articulando geração de renda, segurança alimentar e acompanhamento dos estudantes nos territórios. “Na rede municipal de São Paulo aprendemos todos os dias que educar vai além da sala de aula, educação também é acolhimento, escuta, garantindo que cada estudante se sinta pertencente à escola e que há uma rede atenta a ele”, afirmou o secretário da educação, Fernando Padula. 

Nesta edição, dedicada ao tema “Educação como fonte de inclusão e coesão social”, o prêmio recebeu 61 candidaturas de 48 cidades de 10 países. Entre todas as iniciativas avaliadas pelo júri internacional, o POT GAE foi selecionado como uma das três experiências vencedoras, destacando-se pelo impacto transformador e pelo potencial de inspirar outras cidades.   

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento das hortas escolares e demais ações de Educação Alimentar e Nutricional nas unidades educacionais. Oferece também a oportunidade de reinserção no mundo do trabalho para mulheres da comunidade escolar em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o programa conta com 410 beneficiárias ativas.    

A cerimônia oficial de entrega do prêmio acontecerá durante o XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que reúne cidades de diferentes países para compartilhar experiências e reconhecer iniciativas que colocam a educação no centro da transformação social.   

Oportunidades e transformação de vida   

Bárbara Crhistine Freire Alves, 36 anos, viveu um momento delicado durante a pandemia: a morte da mãe por Covid-19, desemprego, energia de casa cortada e a comida era escassa. Mãe solo de uma menina, buscava todos os dias por uma oportunidade de trabalho. Após algumas tentativas, foi chamada para atuar no POT – Guardiãs da Alimentação Escolar (POT – Mães GAEs), na EMEI Jardim Premiano, zona leste da capital.   

Mesmo com as incertezas, agarrou a chance de atuar no apoio das atividades pedagógicas na horta mantida pela unidade, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis.    

“Vim com a cara e a coragem. No primeiro dia, me apaixonei. Acolheram meu medo e me deram apoio”, comenta Bárbara. Incentivada pelas colegas a fazer Pedagogia, sonha com um futuro na Educação Infantil. Atualmente, é estagiária do Programa ‘Aprender Sem Limite’.  

Acompanhe mais destaques da Rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673