Notícias

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Programação on-line reúne oficinas temáticas sobre esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal, incentivando a participação estudantil

Publicado em: 08/05/2026 10h00 | Atualizado em: 12/05/2026

  Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

A Semana de Formação dos Grêmios Estudantis tem o propósito em fortalecer e apoiar a atuação dos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Educação, promovendo o protagonismo juvenil e ampliando os espaços de participação na vida escolar. 

A proposta da reúne diferentes temas como esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal para que os estudantes desenvolvam iniciativas e contribuam de forma mais qualificada para a construção de ambientes escolares mais participativos e inclusivos. Ao longo dos encontros, serão apresentadas estratégias, reflexões e práticas alinhadas à realidade das unidades, incentivando a construção coletiva e o exercício da cidadania. 

A Formação dos Grêmios Estudantis também apoia o trabalho dos professores orientadores, fortalecendo o grêmio como espaço de diálogo, escuta e participação democrática. Com isso, pretende-se potencializar as ações já desenvolvidas nas escolas e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. 

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a formação será realizada em formato on-line, permitindo maior acesso e flexibilidade. Todas as formações serão gravadas, possibilitando que estudantes e educadores acompanhem os conteúdos posteriormente. 

Desde 2023, a Rede Municipal atingiu 100% de Grêmios Estudantis instituídos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Em 2025, a rede contava com 628 agremiações ativas distribuídas entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs). 

Confira a programação: 

 11/05 – Esporte
9h30 às 11h – Oficina – Esporte Educacional na Escola
A atividade aborda o esporte como direito social e ferramenta para o desenvolvimento integral, promovendo inclusão, participação e construção de valores, sem foco na seletividade ou hipercompetitividade. Clique aqui. 

12/05 – Cultura (Musicalização na Escola)
9h30 às 11h – Oficina – Musicalização na Escola
A oficina propõe estratégias práticas para o ensino de música, incentivando a criatividade, o uso de ferramentas digitais e o protagonismo dos estudantes na construção de práticas culturais. Clique aqui. 

13/05 – Alimentação Escolar  

9h30 às 11h – Oficina – Educação Alimentar e Nutricional (EAN)  

A formação promove reflexões sobre o ambiente alimentar escolar e incentiva a construção de planos de ação pelos estudantes, com foco em práticas saudáveis e participação ativa. Clique aqui.  

14/05 – Meio Ambiente
9h30 às 11h – Oficina – Meio Ambiente
A proposta amplia a compreensão sobre a relação entre ser humano e natureza, estimulando a conscientização e práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Clique aqui. 

15/05 – Educação Fiscal: Nossa escola tem valor
9h30 às 11h – Oficina – Nossa Escola Tem Valor
A atividade convida os estudantes a compreenderem o uso dos recursos públicos e seu papel na gestão democrática, incentivando atitudes responsáveis e o cuidado com o patrimônio escolar. Clique aqui.

Acompanhe mais destaques da Rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673