Notícias

Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente 

Iniciativa na zona Leste de São Paulo alia teoria e prática para desenvolver autonomia financeira e pensamento crítico

Publicado em: 23/04/2026 16h35 | Atualizado em: 05/05/2026
Estudantes em frente as prateleiras de marcado dos produtos leite, açúcar, arroz e feijão.

Diante do aumento do endividamento das famílias brasileiras, a educação financeira tem se mostrado cada vez mais essencial desde a infância. Em março, o percentual de famílias endividadas no país atingiu 80,4%, o maior nível da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Na cidade de São Paulo, o cenário segue a mesma tendência. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) apontam que o percentual de lares com algum tipo de dívida passou de 70%, em fevereiro, para 71,1%. Nesse contexto, a educação e o planejamento financeiro se consolidam como ferramentas fundamentais para a construção de hábitos mais conscientes. 

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Augusto Cezar Salgado, localizada na Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, os estudantes aprendem desde cedo e na prática, a importância do planejamento financeiro e do consumo consciente. O projeto é conduzido pelo professor Everton Alves de Souza com atividades no contraturno com estudantes do 5º ao 8º ano para prepará-los para os desafios econômicos e sociais da vida adulta. 

A iniciativa combina aulas expositivas, atividades práticas, dinâmicas em grupo e jogos educativos, aproximando os conceitos financeiros do cotidiano dos estudantes. Entre as ações propostas estão visitas a supermercados e comércios da região, onde os alunos analisam preços, refletem sobre hábitos de consumo e discutem prioridades, desenvolvendo uma relação mais consciente com o dinheiro. 

Além disso, os estudantes têm contato com noções de poupança e investimentos por meio de uma abordagem acessível e interativa, que inclui jogos de tabuleiro, gamificação e ferramentas multimídia, como a produção de podcasts. O projeto também estimula o empreendedorismo, incentivando a criatividade, a inovação e o planejamento de iniciativas que podem sair do papel. 

Alinhado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, o projeto contribui para a formação de estudantes críticos e conscientes, capazes de atuar como agentes de transformação social. A iniciativa também potencializa as aprendizagens em Matemática e amplia a reflexão sobre as relações entre consumo, economia e meio ambiente. 

Os encontros acontecem às terças-feiras, das 10h20 às 11h40, e mobilizam cerca de 30 estudantes de diferentes idades. Ao longo do ano, o planejamento inclui ainda visitas a museus e instituições financeiras, ampliando o repertório dos participantes. 

Educação financeira no Currículo da Cidade 

Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a educação financeira é trabalhada de forma transversal, crítica e interdisciplinar, articulando os conhecimentos escolares às vivências dos estudantes. A proposta está alinhada ao Currículo da Cidade e contribui para a formação de sujeitos mais conscientes em relação às decisões financeiras e de consumo. 

No Ensino Fundamental, o tema é integrado às práticas pedagógicas, especialmente na área de Matemática, abordando questões como organização de gastos, consumo, poupança e planejamento financeiro. 

Já no Ensino Médio, a educação financeira é estruturada em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a oferta de componentes curriculares específicos no âmbito dos itinerários formativos, especialmente no eixo de Tecnologia, que articula conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673