Notícias
Projeto Instalações possibilita aos alunos organizarem exposições interativas
Atividade promovida pela EMEI Parque Cocaia II tem o objetivo de colocar as crianças em contato com múltiplas linguagens
Publicado em: 20/07/2016 14h16 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Cocaia II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove entre os alunos o projeto Instalações. A atividade, realizada desde 2014, conta neste ano com a participação de todas as turmas da unidade, dos funcionários e também das famílias das crianças.
“A ideia do projeto surgiu após as professoras da EMEI Parque Cocaia II observarem e escutarem o desejo das crianças de não apenas observar, mas também participar da criação de uma exposição”, explica a Coordenadora Pedagógica da unidade, Cibele de Souza. Segundo ela, o projeto já acontece há dois anos, mas em 2016 é a primeira vez que todas as turmas da escola estão participando.
O objetivo do projeto Instalações é proporcionar uma maior e melhor interação entre alunos e professoras de diferentes turmas e horários, conhecer mais profundamente a criação e interesses dessas crianças e possibilitar a elas o contato com múltiplas linguagens, como pinturas, desenhos, músicas, vídeos, escultura e artesanato, durante as atividades.
No projeto Instalações, os alunos são convidados a interagir com suas obras. Além de produzir e observar a exposição, elas podem tocar e brincar com ela. Na primeira exposição deste ano, por exemplo, as crianças construíram e brincaram com aviões de papel, telefones sem fio, quebra-cabeças gigantes, cata-ventos e pipas. Elas também puderam conhecer, através de vídeos, o trabalho do artista plástico Ivan Cruz e fazer releituras de suas obras.
No primeiro semestre, as crianças do período da manhã desenvolveram estudos e experimentações com a temática “Brinquedos e Brincadeiras”, que teve como produto final a instalação interativa “Exposição Interativa Brinquedos e Brincadeiras”, na qual todas as crianças, inclusive do período da tarde, puderam visitar. Além delas, funcionários da unidade e famílias visitaram a exposição. Na segunda metade do ano, as turmas da tarde também terão de organizar uma exposição, mas dessa vez baseadas no tema “Maurício de Souza”.
Segundo Cibele, as crianças gostaram muito da atividade. “O projeto foi um grande avanço em relação a como concebemos uma exposição. Houve uma participação efetiva das crianças, escutamos seus desejos e necessidades, e também de professoras, funcionários e famílias na organização e disposição das obras de forma criativa, dinâmica e poética”, comemorou a Coordenadora.
Confira algumas fotos do projeto Instalações da EMEI Parque Cocaia II.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Relacionadas

II Mostra Cultural Dezembro Imigrante/2015
Publicado em: 09/12/2015 2h39 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Escola utiliza bonecos de várias etnias para combater o preconceito
Publicado em: 09/12/2015 11h22 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

SME e Agência Nacional de Águas assinam termo de cooperação técnica
Publicado em: 08/12/2015 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Campos Salles realiza Noite de Autógrafos
Publicado em: 08/12/2015 4h09 - em CEU e COCEU

“Tekoa Ayvu” – Aldeia Fala
Publicado em: 08/12/2015 4h00 - em CECI