Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Dezoito do Forte promove Dia da Família com oficinas e feira cultural voltadas ao meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo recebem circuito cultural sobre paternidade atípica com Manoel Soares
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais
Relacionadas

Resultado do Sorteio de Vagas para o Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Publicado em: 14/12/2015 9h31 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Melhores projetos de Educação em Direitos Humanos são premiados
Publicado em: 11/12/2015 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Diversão e palhaçada no Estádio do Pacaembu
Publicado em: 11/12/2015 4h07 - em CEU e COCEU

Teatro além dos muros da escola
Publicado em: 11/12/2015 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

CEU Heliópolis recebe espetáculo “Cloro”
Publicado em: 11/12/2015 2h51 - em CEU e COCEU