Notícias
9° Festival Literário e Cultural da EMEF Engenheiro José Amadei
Evento reforça a importância da leitura entre crianças e jovens e incentiva a prática de música, dança, teatro e poesia
Publicado em: 11/09/2018 17h16 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 6 de setembro, aconteceu a 9° edição do Festival Literário e Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Engenheiro José Amadei, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro. Os estudantes da EMEF participaram da atividade ensaiando peças de teatro e dança e produzindo poesias com base no tema da ação: “As Faces Femininas da Liberdade”.
O projeto teve início na sala de leitura da própria EMEF. Durante cinco edições, foi realizado por meio de uma parceria entre a sala de leitura e a sala de informática e se chamava Chá Literário, no qual os estudantes apresentavam uma poesia de autoria própria e uma apresentação musical. Depois desse período, o festival passou a ser realizado no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra. O dia do Festival é a consolidação de um trabalho desenvolvido entre professores e estudantes o ano inteiro. Cada turma tem um subtema para explorar, tendo como referência livros, músicas, poesias e a própria história da literatura brasileira. Todos se envolvem, do 1°ao 9° ano.
Na abertura do evento, estudantes da EMEF interpretaram a música “Mais Bonito não Há”, de Tiago Iorc, na Língua Brasileira de Sinais. As apresentações tiveram temas como “Mulher na Sociedade”, “A Poetisa” – baseado em Cecília Meireles, “A Força da Mãe”, “Mulher na Política”, “Grafite e Rap Femininos” e “Literatura Marginal” – baseado na obra “O Quarto do Despejo” de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do país.
Renato de Paula Silva e Andreia Leite, Professores de Sala de Leitura, idealizaram o projeto e seguem até hoje organizando e apresentando o Festival. Renato ressalta o impacto do festival na vida das crianças e adolescentes. “A gente percebe que eles vêm até a gente pra pedir livros, durante o projeto e fora dele também. Passamos para os professores os livros sobre o tema de cada ano, então percebemos que, com a ação, eles acabam enriquecendo seus repertórios com as nossas sugestões. E os estudantes acabam dando sugestão de títulos também. Essa troca é muito importante”, observa Renato.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com representantes dos sindicatos sobre formação de servidores e qualidade das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
Com fila zerada, Cidade de SP tem 370 mil crianças em Centros de Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família é marcado por ações educativas de sustentabilidade na EMEI Jorge Amado
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEI Roberto Arantes Lanhoso vive manhã especial de celebração e integração no Dia da Família
Diretoria Regional de Educação Butantã
Dia da Família e Sarau de Aniversário: CEI Antônio João Abdalla celebra 45 anos de história e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado
Relacionadas

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã