Notícias

Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças

Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
brincadeiras cultura popular_740x430.jpg

Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.

De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.

Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.

O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.

A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.

Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra um grupo de crianças sentadas em roda. Há um homem de colete amarelo sendo o recreador.

DREs abrem contratação temporária para atividades do Recreio nas Férias

Publicado em: 12/05/2023 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.
Fotografia mostra várias crianças sentadas em roda no chão. Entre elas está uma professora, ela usa jaleco lilás e está batendo palmas.
Fotografia mostra diversas bolas de isopor coloridas penduradas no teto, elas representam os planetas no sistema solar. No centro, há uma bexiga amarela, que representa o sol. Também há pisca-pisca amarelo preso no teto, simbolizando as estrelas.

Estudantes de EMEF constroem um planetário dentro da escola

Publicado em: 11/05/2023 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora está sentada no chão, ela segura um bebê que está de pé.

SME convoca mais 254 Professores de Educação Infantil

Publicado em: 11/05/2023 3h13 - em Secretaria Municipal de Educação

1 146 147 148 149 150 1.488