Notícias
Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular na EMEF Cidade Dutra
Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças
Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.
De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.
Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.
O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.
A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.
Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Secretaria Municipal de Educação
Medalhistas olímpicos participam de vivência no CEU Parque Bristol
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória"
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para vagas no Ensino Médio na Rede Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo cria cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado a estudantes do 9º ano e da última etapa da EJA
Relacionadas
Equipes das DREs recebem formação sobre Educação Integral
Publicado em: 05/04/2023 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Telecentros dos CEUs oferecem oficina de informática para inclusão digital
Publicado em: 05/04/2023 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação
12ª Semana Municipal de Leitura será aberta nesta segunda-feira no Theatro Municipal com estudantes e educadores
Publicado em: 05/04/2023 4h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores realizam sondagens para o Ciclo da Alfabetização
Publicado em: 04/04/2023 12h54 - em DIPED
Roda de conversa aborda equidade de gênero e subsidia construção de projetos pedagógicos
Publicado em: 03/04/2023 5h21 - em Secretaria Municipal de Educação