Notícias

SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez

Edital busca formadores de professores, mestres de xadrez e instrutores na área de jogos de tabuleiro para atuarem com jogos de tabuleiro nos CEUs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Publicado em: 29/07/2025 10h00 | Atualizado em: 29/07/2025
Festival Rainhas Do Tabuleiro

Tem oportunidade para os educadores que acreditam no poder transformador do Xadrez, Mancala Awelé, Go e Jogo da Onça para a aprendizagem dos estudantes. A SME anunciou a abertura do edital de credenciamento para profissionais interessados em atuar nas ações do Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino. O edital contempla três perfis: formador na área de jogos de tabuleiro, mestre de xadrez e instrutor na área de jogos de tabuleiro.  

As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível clicando aqui. O objetivo é formar uma rede de profissionais que atuem na promoção jogos de tabuleiro como prática pedagógica nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), nos Clubes de Xadrez e em eventos institucionais promovidos ou apoiados pela SME.  

Os valores pagos por hora variam conforme a formação e o perfil do profissional. Formadores com doutorado, por exemplo, receberão R$ 195,00 por hora, enquanto Grandes Mestres de xadrez receberão R$ 120,00 por hora. Instrutores com ensino médio terão remuneração de R$ 25,25 por hora, podendo chegar a R$ 32,44 se tiverem licenciatura. 

A jornada de trabalho será definida conforme a demanda da Rede Municipal de Educação, variando entre 10h e 40h semanais. Todos os profissionais passarão por uma formação inicial de 20 horas, oferecida pela SME antes do início das atividades. Confira mais detalhes no edital na íntegra clicando aqui.  

Quem pode participar? 

  • Formador na área de jogos de tabuleiro: deve ter curso tecnólogo, graduação ou pós-graduação, com domínio de conteúdos como história dos jogos, potencialidades pedagógicas, diversidade cultural, esportes educacionais e conhecimentos específicos sobre jogos como Xadrez, Mancala Awelé, Go e o Jogo da Onça. 
  • Mestre de Xadrez: é necessário possuir título emitido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) ou Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), além de experiência com aulas, arbitragem e formação de turmas em diferentes níveis. 
  • Instrutor na área de jogos de tabuleiro: voltado a ex-estudantes da Rede Municipal de Ensino, com no mínimo 18 anos e experiência comprovada em aulas do programa, e que tenham completado, no mínimo, o ensino médio. Devem dominar fundamentos do xadrez e conhecer os demais jogos abordados no programa. 

Programa Jogos de Tabuleiro 

Em 2016, por meio da Portaria nº. 7.240, de 21 de outubro de 2016, foi instituído o Programa “Jogos de Tabuleiro” nas unidades educacionais que inclui a participação em festivais internos e externos, formação de professores e imersão em jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. 

A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos outros jogos que também estão presentes nas escolas municipais, como Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América), Jogo de Go (Ásia) e Xadrez (Europa). 

O programa promove o ensino das técnicas dos jogos, bem como aborda questões históricas e culturais. Também valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico, de apoio ao processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade. 

Conheça mais sobre o Programa Jogos de Tabuleiro 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 146 147 148 149 150 1.672