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Projeto “Cara e Cor do Brasil” na EMEI Aristides Nogueira
Iniciativa trabalha temática étnico-racial com as crianças por meio de atividades como leitura, teatro e produção de painéis.
Publicado em: 17/11/2016 15h39 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Doutor Aristides Nogueira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove entre os alunos da unidade o projeto “Cara e Cor do Brasil”. A iniciativa começou a ser desenvolvida neste ano de 2016 e tem o objetivo de colocar às crianças em contato com a diversidade cultural do país e trabalhar a valorização e o respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes.
Atualmente a EMEI Aristides Nogueira conta com 420 alunos e todos participam do projeto. Janaína Martins é Assistente de Diretor na unidade e, segundo ela, a temática étnico-racial já foi trabalhada pela escola em anos anteriores. Em 2016, com a iniciativa, a questão começou a ser abordada de uma forma mais sistematizada na prática pedagógica com os alunos.
O objetivo do projeto “Cara e Cor do Brasil” é promover entre as crianças situações de valorização e respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes. Para isso são promovidas atividades como leituras, teatros, rodas de conversa e produções de vídeos e painéis que abordam a diversidade étnico-racial e o respeito às diferenças. “A nossa intenção é envolver o tema em todas as linguagens infantis”, completa Janaína. Uma vez por mês também são realizadas leituras simultâneas envolvendo todas as turmas.
A iniciativa, no entanto, não fica restrita aos pequenos e também desenvolve atividades para professores e familiares: uma palestra setembro sobre o Samba Paulista e sua trajetória desde a diáspora africana até os dias atuais foi organizada para os professores e teve como orador o sambista e sociólogo Tadeu Kaçula. Já no Dia da Família na Escola, realizado em agosto, houve contação de histórias e oficinas de bonecas abayomis para os pais e responsáveis dos alunos.
O projeto “Cara e Cor do Brasil” atua também na ampliação do repertório cultural das crianças e na construção de relações e processos de identificação mais democráticos. Para isso são apresentados filmes e brinquedos de personagens com os quais eles possam ter uma maior identificação e que contribuam com o progresso da autoestima na construção da identidade das crianças.
Segundo Janaína, já é possível perceber nas crianças os resultados positivos proporcionados pelo projeto como, por exemplo, a melhora nas relações interpessoais e o maior respeito às diferenças e particularidades do outro. “O projeto tem contribuído no processo formativo de todos os envolvidos. Crianças, familiares e servidores da EMEI desenvolveram um olhar mais sensível às questões cotidianas que antes talvez passassem despercebidas”, destaca.
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