Notícias
Professora ensina crianças interpretando personagens que marcaram a história
A cantora e atriz Carmen Miranda foi a personagem escolhida para dialogar com os alunos
Publicado em: 29/08/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda: a pequena notável para além da sala de aula, nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula. “Dentre os diversos carnavais que existem no Brasil, acreditei que trabalhar com a figura da Carmen Miranda seria uma forma significativa de abordar o assunto com as crianças”, observa Carolina.
O projeto tinha a previsão de ser trabalhado apenas no período do carnaval, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.
A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.
De acordo com a fala da diretora da escola, Márcia Ferreira, na exibição da matéria em vídeo feita sobre o projeto, esse trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.
Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas. Neste novo projeto, estamos fazendo uma conexão entre a escola e o Fablab livre São Paulo e trabalhando o entorno da escola, que está próximo à Praça Ayrton Senna. Temos discutido sobre meios de transporte, educação para o trânsito e como podemos ressignificar a pista de carrinhos desativada dentro da escola”, revela Carolina.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Secretário Fernando Padula destaca fila zerada nos CEIs no 67º Congresso Estadual de Municípios
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Leituraço da EMEF João Ernesto utiliza ingressos personalizados para incentivar a leitura e a participação dos estudantes
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Relacionadas

CEU Heliópolis recebe oficina sobre cartografia cultural
Publicado em: 17/02/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Abertura do Ano Letivo – 2016
Publicado em: 15/02/2016 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Ações educativas contra o Aedes Aegypti
Publicado em: 15/02/2016 5h13 - em CEU e COCEU

Volta às aulas e início do Programa São Paulo Integral na DRE FO
Publicado em: 15/02/2016 2h30 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Relação de vagas para aprovados em concurso
Publicado em: 15/02/2016 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação