Notícias

Assembleias de mediação de conflitos estimulam o protagonismo na EMEF Assad Abdala

De modo democrático, estudantes expõem suas ideias, críticas e sugestões

Publicado em: 16/11/2017 14h54 | Atualizado em: 30/11/2020

assembleia_abdala_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Assad Abdala, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, tem promovido a realização de assembleias de mediação de conflitos com alunos do Ensino Fundamental I com o objetivo de buscar encaminhamentos para questões relevantes e também estimular o protagonismo dos estudantes.

O projeto teve início no ano de 2016, quando o corpo docente foi buscar fontes e relatos das experiências de outras escolas que já faziam assembleias em sala de aula. Posteriormente, a EMEF realizou um estudo para o Projeto Especial de Ação (PEA) sobre questões relativas ao protagonismo infantojuvenil e à ideia das assembleias para tratar dos conflitos escolares.

Com esse material em mãos, os professores adaptaram o projeto para a realidade da escola e passaram a realizar assembleias onde as crianças colocam o que elas criticam, felicitam ou sugerem para a própria sala de aula e para a escola como um todo.

Na assembleia, os assentos são organizados pelas professoras que, em seguida, recolhem as críticas, as felicitações e as sugestões daquela semana e as entrega para os representantes de classe, responsáveis por ler em voz alta cada uma delas. Em seguida, ele dá a palavra para que os colegas possam expor suas opiniões sobre o tema.

Há uma regra muito importante e que todos seguem à risca. “Eles têm um protocolo de não citar nomes quando as questões de conflito são tratadas. As crianças não apontam os colegas, apenas citam as situações”, explica a coordenadora Simone Souza da Silva Cordaro.

Após toda a discussão acerca do caso exposto, os alunos passam a sugerir encaminhamentos sobre o tema. Nesse momento, o secretário é o responsável por anotar todas as sugestões, posteriormente registradas em atas.

As funções de representantes e secretários das turmas são decididas democraticamente pelos próprios alunos e as eleições ocorrem de dois em dois meses. Os alunos podem, inclusive, pedir a recontagem de votos, como explica Marcia Regina, professora do quarto ano. “Eu faço contagem visual e coloco na lousa os resultados. Em uma eleição, um dos alunos achou que eu estava contando errado. Eu tive que refazer a contagem, que contou com uma auditoria dos estudantes”, conta Marcia.

Além das assembleias dentro das salas de aula, os representantes também vão a reuniões com a gestão da EMEF e expõem questões pertinentes relacionadas à escola. Após os encontros, os representantes têm a missão de levar para os colegas tudo o que foi resolvido.

Existe um consenso entre a gestão, os professores e os alunos de que as assembleias trouxeram bons frutos em relação às resoluções de conflitos, à convivência, ao estímulo do protagonismo e ao pensamento coletivo.

Acesse aqui a galeria de fotos das assembleias na EMEF Assad Abdala

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso

SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso

Publicado em: 03/11/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra de Parques Sonoros no CEU EMEI Rosa da China

Mostra de Parques Sonoros no CEU EMEI Rosa da China

Publicado em: 03/11/2015 9h13 - em CEU e COCEU

CEU Caminho do Mar na Virada Esportiva 2015

CEU Caminho do Mar na Virada Esportiva 2015

Publicado em: 29/10/2015 5h31 - em CEU e COCEU

CEU Parelheiros recebe 6ª Carreata Poética

CEU Parelheiros recebe 6ª Carreata Poética

Publicado em: 29/10/2015 5h11 - em CEU e COCEU

Aula inaugural do curso de Pedagogia UNESP/UniCEU

Aula inaugural do curso de Pedagogia UNESP/UniCEU

Publicado em: 29/10/2015 4h55 - em CEU e COCEU

1 1.452 1.453 1.454 1.455 1.456 1.488