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Seminário de Educação Infantil promove troca de experiências

Iniciativa visa resgatar os percursos vividos e projetar ações para o ano de 2018

Publicado em: 16/02/2018 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

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No dia 1 de dezembro, aconteceu no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o Seminário de Educação Infantil – Percursos do currículo e da avaliação na/da Educação Infantil na cidade de São Paulo.

O encontro teve o objetivo de promover uma troca de experiências realizadas nos grupos de trabalho do currículo, do sistema de gestão pedagógica e também no grupo de estudo da avaliação na/da educação infantil, composto por representantes da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Rede Municipal de Ensino (RME), bem como as experiências relacionadas à formação continuada com as Diretorias Pedagógicas, seus diretores e supervisores técnicos, além de resgatar os percursos vividos e projetar desdobramentos para 2018.

A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Leila Barbosa Oliva, realizou a abertura do evento falando sobre a continuidade da construção da educação infantil da cidade de São Paulo. “Temos de almejar que, ao visitarmos qualquer unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, possamos encontrar uma prática que esteja realmente alinhada aos nossos documentos e aos nossos discursos, àquilo que a gente acredita”, observou Leila.

A Diretora da Divisão de Educação Infantil (DIEI), Yara Maria Mattioli, continuou o encontro apresentando as principais ações, objetivos e o público envolvido no trabalho com a Educação Infantil em 2017. Em seguida, a Professora Mestre Silvana Lapietra Jarra expôs ao público os diálogos realizados com as equipes de supervisão e diretores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Para falar sobre o trabalho de formação realizado com as equipes de Educação Infantil das DIPEDs, foi convidado o membro da equipe do DIEI, Cristiano Rogério Alcântara. “O grande desafio era como fazer uma cadeia formativa para 2.800 unidades. Para isso, as formadoras dos DIPEDs atuaram com os coordenadores pedagógicos que, por sua vez, compartilham as experiências e conhecimentos adquiridos nas formações com os professores das unidades que atuam”, comentou Cristiano.

Na sequência, foram abordados os grupos de trabalho no Sistema de Gestão Pedagógico (SGP), coordenados pelo integrante da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), Ronaldo José da Silveira, e a Técnica de Educação Infantil, Professora Christiane Franklin de Freitas.

A Professora Christiane iniciou a sua fala relatando a demanda sobre o uso do SGP na Educação Infantil e finalizou agradecendo ao Ronaldo pela colaboração e parceria no desenvolvimento da proposta de adaptação para o uso da ferramenta de registro nas unidades educacionais.

Ronaldo apresentou as principais mudanças e perspectivas atuais sobre a implantação do SGP na educação infantil. “A intenção é ouvir os atores da Educação Infantil para podermos ter um Sistema de Gestão Pedagógico que atenda a essa modalidade de ensino”, relatou Ronaldo.

Os grupos de estudos e avaliação foram abordados pela Professora Doutora Bruna Ribeiro, assessora da SME, acompanhado da Técnica da Divisão Infantil, Fernanda Diz Almeida da Silva.

Fernanda fez uma breve apresentação agradecendo a Professora Bruna por compartilhar dos seus saberes com o grupo e revelou o assunto que seria abordado, a trajetória de um curso, introduzido em agosto, feito com membros do DIEI e das DIPEDs, realizado na modalidade de um grupo de estudos formativo, com discussões, reflexões, diálogos e debates.

Bruna iniciou seu diálogo com o público esclarecendo sobre a importância dos grupos estarem todos presentes para compartilharem suas atividades. “Esse momento é de fundamental importância para ouvir o que os outros grupos estiveram discutindo nesse percurso, para alinhar todas essas ações. Nós nos separamos para aprofundar, porém é da mesma criança que estamos falando. Portanto, é muito importante que essas ações caminhem na mesma direção”, esclareceu Bruna.

Na última palestra no período da manhã, se apresentou a Professora Doutora em Educação, Suely Amaral Mello. Ela falou sobre o grupo de trabalho com a temática do currículo, iniciado em agosto. Fez uma síntese dos trabalhos realizados ao longo desse período e apresentou fotos de trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas unidades da RME . “Nós temos o desafio de construir uma nova cultura escolar”, comentou Suely.

No período da tarde, os grupos de trabalho se juntaram para apresentar sugestões de ações no âmbito da Educação Infantil para 2018. Cada grupo pôde mostrar suas ideias com o intuito de dar continuidade e aprofundamento nas ações para essa modalidade de ensino.

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