Notícias

Formação em Linguagens Digitais promove participação na Educação Infantil

Curso realizado em agosto no CEU CEI Capão Redondo

Publicado em: 16/11/2017 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

Formacao_Linguagens_Digitais_promove_participacao_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o objetivo de promover a construção de novas formas de ensinar e aprender por meio das linguagens digitais desde os primeiros anos de escolarização, ofertou o segundo módulo do curso Linguagens Digitais na Educação Infantil durante o mês de agosto no Centro de Educação Infantil (CEI) do Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo.

No curso, os educadores infantis exploraram softwares e interfaces buscando a ampliação de possibilidades infantis de expressão, comunicação e criação, de organização do pensamento, de convivência e do brincar.

Segundo a formadora do curso, Cristina Barroco, da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o uso de diferentes tecnologias (computadores, notebooks, microfones, projetores) e diferentes e múltiplas linguagens (jogos interativos, Power Point, Movie Maker, Stop Motion), os professores se instrumentalizaram para produzir registros, preparar e enriquecer suas aulas.

A professora Gláucia Maciel e sua coordenadora pedagógica, Cristiane Lima do Nascimento, do CEU CEI Capão Redondo, participantes do curso, não perderam tempo para por em prática o aprendizado adquirido logo que experimentaram os recursos do Power Point. A professora Gláucia, a partir da temática sugerida por sua coordenadora, criou um jogo interativo para o Mini Grupo I. Depois a Coordenadora Pedagógica Cristiane preparou o ambiente (sala de leitura da unidade, projetor e telão) para a experimentação do jogo com as crianças. Tratava-se de um jogo da memória indígena onde os pequenos tinham que apontar na “tela” a opção desejada.

“No princípio eu chamei um de cada vez para ir até o telão e apontar o local da figura. Eles aparentavam medo diante aquele novo desafio. Aos poucos, com incentivo, foram perdendo a insegurança e manifestando prazer. Jogamos duas vezes para compreenderem a dinâmica. Na terceira vez, estavam craques”, conta a professora Gláucia Maciel.

“Assim que terminamos o test-drive com a turma da Gláucia, não perdi tempo em convidar outros grupos para provarem o jogo. Vieram outras turmas também. As crianças ficaram encantadas! Tocavam no telão como se ele fosse touch screen”, relata a Coordenadora Pedaógica Cristiane Lima do Nascimento.

A experiência foi avaliada no encontro seguinte do curso. A formadora Cristina Barroco conta que ficou muitíssimo satisfeita com o resultado. “O propósito da formação é esse, dessas linguagens chegarem até as crianças. É o princípio do pensamento computacional”, diz Cristina.

Tanto a professora Gláucia quanto a coordenadora Cristiane ficaram felizes com o experimento e já estão planejando outros jogos.

Ambas perceberam que além de promoverem a participação ativa das crianças, propiciam a interação, pois quem estava à frente era motivado pelos demais, e o protagonismo infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015

DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015

Publicado em: 27/11/2015 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Capela do Socorro recebe Diálogos com a Rede

DRE Capela do Socorro recebe Diálogos com a Rede

Publicado em: 27/11/2015 3h46 - em CEU e COCEU

Alunos da EMEF Madre Maria Imilda do SS. Sacramento investigam “quem conserta a quebrada”

Alunos da EMEF Madre Maria Imilda do SS. Sacramento investigam “quem conserta a quebrada”

Publicado em: 27/11/2015 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Alunos da EMEI Nini Duarte aprendem utilizando os sentidos

Alunos da EMEI Nini Duarte aprendem utilizando os sentidos

Publicado em: 27/11/2015 12h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

10 anos do CEFAI JT

10 anos do CEFAI JT

Publicado em: 27/11/2015 12h30 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.426 1.427 1.428 1.429 1.430 1.479