Notícias

Metodologia Internacional medirá qualidade da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos

Parceria entre Prefeitura e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal avaliará EMEIs de São Paulo

Publicado em: 07/08/2019 11h40 | Atualizado em: 30/11/2020

qualidadeeducacaoinfantil_740x430.jpg

A Prefeitura de São Paulo firmou parceria com a Fundação Maria Ceciília Souto Vidigal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para avaliar a qualidade da Educação Infantil que é oferecida na Rede Municipal de Ensino para crianças de 4 a 5 anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

O instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens – Measure of Early Learning Environments (MELE), desenvolvido originalmente por uma iniciativa da Unesco, Unicef, Banco Mundial e Brookings Institution, pretende desenvolver um processo de avaliação externa, por meio de análises em ambientes e oportunidades de aprendizagens na Educação Infantil.

A nova metodologia será aplicada por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola. A iniciativa está em sintonia com o Currículo da Cidade de São Paulo (Educação Infantil) e faz parte do Plano de Metas (Meta 3), que visa melhorar a qualidade da Educação Infantil.

É importante ressaltar que a avaliação não se propõe a premiar ou bonificar as unidades educacionais que tenham os melhores resultados, fazer ranqueamento das Escolas, avaliar a competência dos professores, mensurar a aprendizagem ou desenvolvimento das crianças, entre outros.

Está previsto para ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto o projeto piloto em 6 EMEIs da cidade. A expectativa é verificar a eficácia desta nova metodologia. Os resultados obtidos nesta etapa não serão considerados na análise final da avaliação, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2020.

O teste final será realizado em 65 EMEIs, sendo 5 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE). Todas as 65 unidades foram escolhidas aleatoriamente para o estudo, por sorteio, levando em consideração critérios de seleção que expressem a realidade da Rede Municipal de Ensino. Em cada Escola serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), que serão sorteadas previamente.

O acordo foi firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, e que visa “garantir as condições para a articulação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”.

Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.

A próxima etapa do projeto prevê a utilização da mesma metodologia, com possíveis adaptações, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos e unidades da Rede Parceira.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos reconhecerá 12 projetos
Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

Publicado em: 04/12/2015 6h34 - em Educação Especial

Secretários municipais visitam a EMEBS Helen Keller

Secretários municipais visitam a EMEBS Helen Keller

Publicado em: 04/12/2015 5h14 - em Educação Especial

Encerramento do projeto “Escola sem fronteira”

Encerramento do projeto “Escola sem fronteira”

Publicado em: 04/12/2015 2h20 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Legislação – Escolas Privadas

Legislação – Escolas Privadas

Publicado em: 04/12/2015 10h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.419 1.420 1.421 1.422 1.423 1.479