Notícias
Regulamentação da inclusão progressiva de orgânicos na alimentação da Rede Municipal de Ensino
Prefeito assina decreto que apoia a construção de uma política pública de transformação da qualidade de vida da cidade
Publicado em: 05/04/2016 17h18 | Atualizado em: 30/11/2020
Aconteceu na manhã desta terça, 5 de abril, a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a lei Nº 16.140/15, que trata da inclusão obrigatória de alimentos orgânicos ou de base agroecolna alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino (RME). O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lorenço Manoel Sparapan, da Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo.
“A merenda escolar alimenta milhões de brasileiros. Um quarto da população é alimentada nas nossas escolas, noventa por cento dela nas escolas públicas. Nós percebemos um enorme potencial de mudar o campo e a cidade conectando a merenda com a agricultura familiar”, disse o prefeito Haddad.
O decreto é resultado do trabalho colaborativo entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), com a colaboração do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e de membros da sociedade civil organizada.

“A nossa grande preocupação é que os alunos da rede municipal tenham uma alimentação saudável, que eles aprendam a comer coisas que possam fazer bem pra vida deles, pra saúde deles, pra suas histórias”, disse o Secretário Gabriel Chalita. “O que a gente investe numa alimentação saudável é economizado depois em medicamentos, em problemas com saúde”, concluiu.
“As questões da alimentação e dos distúrbios alimentares refletem na saúde das crianças desde muito cedo”, comentou Ana Estela Haddad, Primeira-Dama da cidade de São Paulo e Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, que trata do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (0 a 6 anos de idade. ”Fundamentalmente, são os hábitos alimentares que você tem desde cedo que vão determinar a sua saúde”, completou.
Cláudia Macedo, Coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME, explicou que, atualmente, a alimentação dos alunos da Rede Municipal já conta com alimentos orgânicos. “Além disso, a gente também inclui produtos que reduzem a quantidade de sódio, gordura e açúcar”, explicou.
Também participaram do evento o Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Artur Henrique, a Secretária Municipal Adjunta do Verde e do Meio Ambiente, Raquel Aurino, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Melo Franco, a representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN), Ana Flávia Badue, o diretor da DRE Campo Limpo, Alexandre Cordeiro, o Diretor da EMEF, Edson Rodrigues de Queiroz e a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura
Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme
Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Diretorias Regionais promovem formação de SLAM no contexto escolar
Publicado em: 25/06/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia entregou mais de 45 mil óculos para estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 24/06/2025 5h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Junho Migrante: estudantes da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira realizam leituraço e contação de histórias sobre migrações
Publicado em: 23/06/2025 6h48 - em Diretoria Regional de Educação Penha