Notícias

Projeto da EMEF Carlos Francisco Gaspar ensina inglês por meio de músicas

Iniciativa tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em uma nova língua.

Publicado em: 28/03/2017 16h49 | Atualizado em: 30/11/2020
ingles com musica2_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve desde o segundo semestre de 2016 o projeto Inglês com Música. A atividade tem o objetivo de utilizar canções estrangeiras para despertar nos alunos o interesse em conhecer uma nova língua.

De acordo com a Professora de Inglês e responsável por coordenar o projeto, Dora Célia Loiola, a ideia de realizar o projeto surgiu no segundo semestre de 2016. A intensão era utilizar músicas para chamar mais a atenção dos estudantes para as aulas. “A escolha dessa arte aconteceu pelo fato dela ser uma ferramenta de descontração e, ao mesmo tempo, rica em conteúdo”, completa.

A iniciativa atualmente conta com 20 alunos. Para Dora, a iniciativa é uma forma de trabalhar o protagonismo e despertar os alunos para o conhecimento de uma língua estrangeira inserida no contexto social de forma relevante.

Apesar de ainda ser um projeto recente, Dora diz que é possível identificar alguns resultados positivos como, por exemplo, o fato dos estudantes do projeto compartilharem com os demais da escola o conteúdo aprendido nos encontros. Além disso, a Professora também diz que outras atividades começaram a ser desenvolvidas a partir da iniciativa. “No fim do ano passado, tivemos uma apresentação no formato de coral para a comunidade, que adorou”, destaca.

ingles com musica740x430.jpg

Como funciona o projeto – O Inglês com Música acontece em três dias na semana. Em cada um deles, os alunos falam sobre suas preferências musicais e, a partir disso, são selecionadas algumas músicas para estudo. Com elas escolhidas, são apresentados vídeos destas canções duas vezes, sendo uma sem legenda e outra com.

A letra da música é apresentada aos alunos de forma impressa e, em pares, os estudantes localizam e fazem a tradução das palavras que já conhecem. Posteriormente, são trabalhadas pela Professora as palavras chaves (key words) e cognatas (transparents). O aluno que escolheu a música tem uma atividade extra: fazer um breve relato da biografia do compositor, cantor ou banda.

Durante a aula, a música trabalhada e outras são tocadas. Feito todo esse exercício, os jovens são questionados sobre qual é o tema da letra da música. “A intenção é que, conforme o projeto for avançando e os alunos estiverem mais familiarizados, também sejam realizadas atividades que ajudem no desenvolvimento da pronúncia como, por exemplo, um karaokê”, completa Dora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Autorização para nomeação de aprovados em concurso público

Atribuição de aulas

Publicado em: 09/12/2015 3h28 - em Educadores

Crianças preparam jantar para as famílias

Crianças preparam jantar para as famílias

Publicado em: 09/12/2015 3h03 - em Alimentação Escolar

Aluno da DRE Campo Limpo foi diplomado vereador no 14º Parlamento Jovem Paulistano

Aluno da DRE Campo Limpo foi diplomado vereador no 14º Parlamento Jovem Paulistano

Publicado em: 09/12/2015 2h41 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

CEU Cidade Dutra recebe espetáculo “La Partida”

CEU Cidade Dutra recebe espetáculo “La Partida”

Publicado em: 09/12/2015 2h40 - em CEU e COCEU

II Mostra Cultural Dezembro Imigrante/2015

II Mostra Cultural Dezembro Imigrante/2015

Publicado em: 09/12/2015 2h39 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.414 1.415 1.416 1.417 1.418 1.479