Notícias
Roda de conversa aborda equidade de gênero e subsidia construção de projetos pedagógicos
Encontro fez parte das ações desenvolvidas no mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres
Publicado em: 03/04/2023 17h21 | Atualizado em: 27/06/2023
O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, realizou uma roda de conversa com o tema “Uma educação para a equidade de gênero o ano inteiro”. O bate-papo foi gravado pela equipe do Centro de Multimeios e resultou em material pedagógico para ser compartilhado com as equipes gestoras, coordenação pedagógica e educadoras(es) nas escolas municipais.
Esta conversa visa subsidiar as práticas educativas e aborda as relações para equidade de gênero a ser pensada na escola o ano todo. O diálogo oportuniza que educadoras(es) possam refletir em como ofertar uma educação integral e equânime que, além de garantir que estudantes tenham os mesmos direitos de aprendizagem e oportunidades, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, também contribua para uma sociedade mais justa, igualitária e que valoriza e respeita a diversidade.
A ideia é de que esse material possa ser usado nos espaços de formação dos educadores nas escolas, além de contribuir para construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), Projetos Especiais de Ação (PEAs), planos de aula, entre outros. O material será encaminhado às Unidades Educacionais por meio do boletim quinzenal da Coordenadoria Pedagógica (COPED). E também está disponível no Canal do YouTube da COPED.
O bate-papo fez parte das ações desenvolvidas durante o mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres e oportunizar um trabalho voltado para a prevenção e combate à desigualdade de gênero, à violência contra mulher, ao racismo e à misoginia. Além dele, outras atividades foram apoiadas pelo NGD como a oficina de educação financeira que estudantes da EMEF Tatiana Belinky participaram e um bate-papo com Corinne Giely, presidente da ONG Inspiring Girls.
As especialistas, formadoras e ex-aluna da Rede Municipal que participaram da conversa foram: Hevelyn Soares, que estudou da Emef Joaquim Osório Duque-Estrada e mediou o roda de conversa; Ana Paula Gomes, especialista em gênero na Educação Infantil e formadora da Divisão de Educação Infantil; Adriana Fernandes, especialista em Direitos Humanos e Diretora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos; Mônica Galindo, professora e pesquisadora da UNESP e assessora do NGD; Anna Luisa de Castro, professora de Matemática e Ciências e coordenadora do NGD.
Abaixo, assista ao vídeo completo:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
SME abre inscrições para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 30/06/2025 11h44 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Famílias de estudantes da EMEF Deputado Januário Mantelli Neto participam de Leituraço Migrante
Publicado em: 27/06/2025 5h42 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Rede Municipal de São Paulo adere a Prova Nacional Docente como etapa para concursos e processos seletivos
Publicado em: 27/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo
Publicado em: 27/06/2025 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Prefeitura de SP anuncia repasse de R$ 116 milhões para as unidades educacionais
Publicado em: 27/06/2025 1h21 - em Secretaria Municipal de Educação