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Estudantes do Ensino Médio da Rede Municipal participam de ações para a escolher as Unidades de Percurso para 2025

Além do protagonismo dos estudantes para realização da iniciativa, houve lançamento da  Revista Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio; escolha oficial no Sistema Escola Online será feita entre os dias 29 de julho e 16 de agosto

Publicado em: 04/07/2024 18h29 | Atualizado em: 05/07/2024
EMEFM Oswaldo Aranha

Oficina sobre a Unidade de Percurso “Vida na terra, no espaço, no laboratório e as tecnologias digitais” realizada no laboratório da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

Pensar no futuro, decidir o caminho profissional a seguir e assumir as responsabilidades pelas próprias escolhas estão entre os desafios que jovens do Ensino Médio enfrentam. Para auxiliá-los em suas opções relacionadas aos caminhos profissionais, durante o mês de junho, as nove escolas que ofertam o Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo organizaram o evento “Juventudes e suas escolhas no Ensino Médio”. Além disso, foi lançada a Revista Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

Cada uma das escolas realizou uma série de eventos especiais para apresentar as Unidades de Percurso (UPs) do Novo Ensino Médio e os Itinerários de Formação Profissional. As iniciativas foram planejadas com a participação dos Grêmios Estudantis e representantes de turma, com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada comunidade escolar. 

As atividades incluíram apresentações das 18 Unidades de Percurso, informações sobre os cursos técnicos, oferecidos em parceria com a Fundação Paulistana, e sobre o Itinerário Normal (antigo Magistério). Foram convidados profissionais para falar sobre as diferentes áreas de conhecimento e as possibilidades de carreira, com sessões de discussão e esclarecimento para auxiliar os estudantes a entender e escolher, de forma consciente, as Unidades de Percurso ou cursos técnicos oferecidos no Ensino Médio. 

A ação proporcionou um ambiente de aprendizagem interativo e informativo, garantindo que todos os estudantes tivessem acesso a todas as informações disponíveis sobre suas oportunidades de escolha educacional.

Ações nas escolas 

Emefm Oswaldo Aranha Bandeira De Mello 2

Ainda na EMEFM Oswaldo Aranha os estudantes tiveram diversos momentos de conversas entre si sobre as Unidades de Percurso.

As nove escolas que ofertam o Ensino Médio na rede municipal, sendo oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller, realizaram uma série de atividades tendo como princípio o protagonismo estudantil. A EMEFM Professor Derville Allegretti, por exemplo, promoveu, em parceria com a EMEFM Vereador Antônio Sampaio, sessões temáticas com vídeos e interação com professores. O evento foi organizado no auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), quando diferentes profissionais convidados discutiram as possibilidades acadêmicas e de carreira.

Outro exemplo foi a EMEFM Linneu Prestes, que organizou palestras e mesas redondas,  trazendo profissionais experientes para falar sobre o mercado de trabalho e as UPs,  com  contribuições dos estudantes da 3ª série que compartilharam suas próprias vivências.  Já a EMEFM Rubens Paiva realizou um evento no CEU São Rafael com todo o Ensino Médio e com os 9º anos do Ensino Fundamental, que contou com a cobertura jornalística dos estudantes da própria escola, que compõem a equipe do Imprensa Jovem.

Na EMEFM Oswaldo Aranha, por sua vez, foi realizada uma feira na qual os estudantes apresentaram seus projetos e participaram de rodas de conversa e análises da UPs.  Já a EMEFM Darcy Ribeiro inovou com o podcast “Podcê Cast Darcy”, discutindo, entre outras, a Unidade de Percurso “De olho nas redes: investigação e intervenção”. Além disso, realizou uma semana de protagonismo estudantil com apresentações sobre a importância das Unidades de Percurso, as dinâmicas das aulas e suas diferentes abordagens.

Ouça aqui o primeiro episódio do Podcast Darcy. 

Entendendo as Unidades de Percurso (UPs)

EMEF Derville Allegretti

Professor Doutor em Física, Fernando Augusto Silva, do Instituto Federal do Mato Grosso, em conversa sobre a área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” em evento promovido em parceria entre as EMEFMs Derville Allegretti e Vereador Antônio Sampaio.

Os Itinerários Formativos surgiram a partir das mudanças na legislação federal relativa ao Ensino Médio em 2017, e na Rede Municipal de Ensino, segundo o próprio Currículo da Cidade – Ensino Médio, eles são compostos por variados Percursos.

Dessa forma, as Unidades de Percurso (UPs) são uma forma inovadora, mas alinhada com a legislação federal, de organizar os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, e proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas de interesse atual e ligados a diversas áreas de conhecimento.

São 18 Unidades de Percurso,  que podem ser focadas em uma única área de conhecimento ou integrar duas áreas diferentes, sendo os quatro eixos principais: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Linguagens e suas Tecnologias. As áreas de conhecimento englobam todos os componentes curriculares clássicos: Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Biologia, Física, Química, Matemática, Inglês, Espanhol, Língua Portuguesa, LIBRAS (na EMEBS Helen Keller), Arte e Educação Física.

As Unidades de Percurso de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas são “História das transformações do trabalho”; “Cidadania: lutas, resistências e conquistas?”; “Viver e construir a cidade que queremos”; “Pesquisa, memória e  identidade”; “O humano e o social através das linguagens”. 

Nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, temos “Energia, sustentabilidade, mineração, ambientes e sociedade”; “Vida na terra, no espaço, no laboratório e as tecnologias digitais”; “Microrganismos, vacinas e saúde coletiva”; “Experimentação e investigação: a resolução de problemas como ponto de partida” e “Educação em sexualidade e desenvolvimento humano, água e sustentabilidade”. 

Já em Matemática e suas Tecnologias as Unidades de Percurso ofertadas são “Desvendando as pesquisas”; “Brasil em números”; “Interfaces da Matemática com outras áreas de conhecimento” e “Educação Financeira e interfaces da matemática e economia”. 

E, por fim, Linguagens e suas Tecnologias têmCulturas Juvenis e direitos das juventudes”; “Núcleo de criação em linguagens”; “De olho nas redes: investigação e intervenção” e “Literaturas na contemporaneidade”.  

É importante salientar que as Unidades de Percurso são cursadas durante a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio. Os estudantes que cursam o Ensino Médio em tempo integral escolhem 2 Unidades de Percurso para a 2ª série, e 3 Unidades de Percurso para a 3ª série. Já os estudantes do Ensino Médio oferecido no período noturno cursam, na 2ª série, 1 Unidade de Percurso, e na 3ª série 2 Unidades de Percurso, devido à diferença na carga horária total.  

Outro ponto a ressaltar é que as Unidades de Percurso, que compõem os Itinerários Formativos, são algo além da Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio. Na Rede Municipal de Ensino, todos os estudantes cursam, na 1ª série, a mesma carga horária relativa à Formação Geral Básica. Na 2ª e 3ª série, além da Formação Geral Básica, que é igual para todos, o estudante opta pelas Unidades de Percurso de Aprofundamento, escolhidas individualmente, ou pelos Itinerários de Formação Profissional, que incluem o Normal (antigo Magistério). 

Isso significa dizer que as Unidades de Percurso são aprofundamentos nas áreas de conhecimento, ligadas a temas atuais, que despertam interesse dos jovens, conectando-os a futuras possibilidades de escolhas profissionais. 

Itinerários de Formação Profissional

EMEFM Rubens Paiva

Armindo Bispo, responsável da Frente de Articulação do Ensino Médio, DRE São Mateus, conduziu um bate-papo com estudantes da EMEFM Rubens Paiva sobre a importância das escolhas.

A Rede Municipal de Ensino oferece cinco possibilidades de Itinerários de Formação Profissional no Ensino Médio, sendo que o Itinerário Normal (antigo Magistério) está sob a responsabilidade exclusiva da SME-SP, e é direcionado à formação de professores para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular ou na Educação de Jovens e Adultos. 

Os outros quatro itinerários profissionais são oferecidos em parceria com a Fundação Paulistana, e proporcionam certificados técnicos ou de qualificação profissional em Marketing, Contabilidade, Gerência em Saúde e Informática

Revista Itinerário de Formação do Novo Ensino Médio

Ainda em junho, foi lançada a Revista Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, disponível on-line e fisicamente. Ela foi distribuída em todas as escolas que ofertam o Ensino Médio, e entregue, individualmente, a cada estudante matriculado na 1ª ou 2ª séries, sendo possível levá-la para casa.

No material, há informações acerca de cada um dos cursos do Itinerário de Formação Profissional para os estudantes do Ensino Médio, bem como os principais assuntos abordados nas Unidades de Percurso, os componentes curriculares que as compõem e as possibilidades de carreira, com sugestões para continuidade dos estudos em nível superior e de atuação profissional.

Aqui você pode acessar a íntegra da Revista Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.  

Formalização da escolha

Emefm Linneu Prestes

Mariana da Silva Santos, formadora do Ensino Médio da Divisão Pedagógica (DIPED) – Santo Amaro, na palestra sobre a importância de uma escolha consciente durante o evento “Juventudes e suas escolhas no Ensino Médio”, da EMEFM Professor Linneu Prestes.

A oficialização das escolhas das Unidades de Percurso para 2025 acontecerá entre os dias 29 de julho e 16 de agosto, no retorno do recesso escolar. Durante este período, as equipes das escolas devem registrar as escolhas dos estudantes no sistema Escola Online (EOL). Para garantir que façam escolhas bem informadas, os jovens têm acesso ao material explicativo e são encorajados a discutir suas opções com familiares e amigos durante o recesso de julho, porém a decisão é exclusiva de cada estudante.

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