Notícias
Agosto Dourado – Mês da Amamentação
Ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
Publicado em: 01/08/2018 17h59 | Atualizado em: 30/11/2020
A partir de hoje, 1º de agosto, é comemorado o Agosto Dourado. Trata-se de um mês de mobilização com ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Em 2017, a Lei 13.435 instituiu agosto como “o mês do aleitamento materno”. A lei indica ações como a realização de palestras e eventos e a divulgação de informações sobre os benefícios do aleitamento materno.
A cor dourada simboliza que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, dando continuidade à amamentação na introdução da alimentação complementar até o 2º ano ou mais.
Ações da SME
CEI Amigo do Peito – Por meio da Campanha CEI Amigo do Peito, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) tem desenvolvido ações relacionadas a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, uma vez que o incentivo à manutenção da amamentação para bebês e crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) estão em consonância com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.
Mais informações sobre a Campanha CEI Amigo do Peito no site: portalsme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito
Seminário “Somos Amigos do Peito” – No dia 25 de agosto, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME promove o Seminário “Somos Amigos do Peito”, com o objetivo de socializar projetos de promoção ao aleitamento materno entre os CEIs e orientar os CEIs sobre como acolher os familiares de crianças em aleitamento materno , apresentando opções para a sua manutenção: amamentação no CEI ou recepção do leite materno. A programação será divulgada em breve.
Ações da SMS
Campanha Amamentação – Alicerce da vida – O Hospital Municipal e Maternidade Escola (HMEC) Dr. Mário de Moraes A. Silva, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, inicia nesta quarta-feira (1º) as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com uma programação especial, que inclui caminhada, no domingo (5), na Avenida Paulista, com o apoio da Rede de Banco de Leite Humano (BLH) do município de São Paulo e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e da participação de funcionários do hospital e das mães doadoras externas de leite materno para os prematuros internados na UTI Neonatal.
Veja a programação completa clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Vou + longe: Secretaria Municipal de Educação lança material complementar para o Ensino Fundamental
Publicado em: 02/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day
Publicado em: 01/07/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Publicado em: 01/07/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME abre processo seletivo para vagas e cadastro de reserva para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre a SME e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Publicado em: 30/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação