Notícias

Estudante faz resumos de capítulos e estimula leitura entre os colegas

João Vitor compartilhou, em áudio, os detalhes sobre os três primeiros livros da saga Harry Potter; iniciativa estimulou outros estudantes a lerem mais

Publicado em: 13/09/2021 10h55 | Atualizado em: 13/09/2021

Menino lendo um livro

Curiosidade e determinação. Esses foram os sentimentos que o aluno João Vitor Perez Andretta, da EMEF Presidente Kennedy, na Vila Formosa, teve ao pensar em uma iniciativa diferente para praticar a leitura durante o período de aulas remotas e incentivar os colegas a também conhecerem novas histórias e lerem mais.

Por meio de áudio no grupo de troca de mensagens da turma, em que eles falam sobre as tarefas e outras atividades, o garoto passou a enviar resumos dos capítulos dos livros da saga Harry Potter, que conta a história de um menino em uma escola de bruxos.

“Eu queria que eles também pudessem conhecer os livros, por isso decidi enviar os áudios contando sobre os capítulos. Alguns até já conheciam a história, mas ouviram e também gostaram da minha forma de contar”, disse João, que também faz parte da Academia Estudantil de Letras (AEL) da escola.

Para a professora Katia Rosti, que leciona na sala de leitura da EMEF onde João está matriculado, a ideia do aluno surpreendeu pela simplicidade, mas ao mesmo tempo pela forma como gerou conexão entre as outras crianças. “Ele não estava se interessando pelas leituras simples, queria ir além, buscou os livros que ele tinha afinidade e acabou levando os colegas junto”, conta ela.

Até agora, João conta já ter lido mais de 70 livros e se aventura, inclusive, nos que ainda nem foram traduzidos, como Survival Logbook. “Esse é um em inglês e que tem alguns enigmas, então ainda existe esse desafio. Mas eu vou lendo devagar, o que importa é não deixar de lado”.

Academia Estudantil de Letras
O projeto, que é desenvolvido nas unidades da rede municipal desde 2015, une o currículo com iniciativas das próprias escolas. Nessa dinâmica, os estudantes escolhem autores da literatura para serem seus “amigos literários”, realizam pesquisas, seminários e compartilham o aprendizado com os colegas. Durante a pandemia, as atividades tem acontecido principalmente de forma online, mas com o retorno das aulas presenciais, cada escola tem se organizado de acordo com a disponibilidade dos alunos.

A participação é organizada em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Com o tempo, os mais experientes vão assumindo a titularidade das cadeiras pretendidas, assim como na Academia Brasileira de Letras “original”. Enquanto isso, os mais novos também são estimulados, nas mediações literárias, a assumirem seus postos quando as cadeiras forem ficando disponíveis.

Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU Jardim Paulistano reúne mães em ação do Programa São Paulo Carinhosa

Ana Estela Haddad parabeniza direção da DRE FO

Publicado em: 30/12/2015 10h59 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Cerca de 500 alunos se formam em curso da pós-graduação promovido em Polos da UAB
Ana Estela Haddad visita formação

Ana Estela Haddad visita formação “Kit Família Brasileira Fortalecida”

Publicado em: 30/12/2015 10h57 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Driblando a Tuberculose

Driblando a Tuberculose

Publicado em: 30/12/2015 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Programa educativo Para Viver de Bem com os Bichos

Programa educativo Para Viver de Bem com os Bichos

Publicado em: 30/12/2015 10h52 - em Programas e Projetos

1 1.385 1.386 1.387 1.388 1.389 1.465