Notícias

Cerca de 500 alunos se formam em curso da pós-graduação promovido em Polos da UAB

O curso Informática em Saúde foi oferecido pela UNIFESP.

Publicado em: 30/12/2015 10h58 | Atualizado em: 04/05/2021
pos_graduacao_uab_740_x_430.jpg

No sábado, 14 de março, cerca de 500 alunos entre professores da rede pública, profissionais da saúde e estudantes participaram no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, da cerimônia de formatura da pós-graduação latu sensu em “Informática em Saúde”. O curso foi oferecido gratuitamente pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) em oito dos 32 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funcionam nos Centros Educacionais Unificados (CEU) da cidade.

Esta é a primeira formatura da UAB em São Paulo. Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a primeira-dama, Ana Estela Haddad, Coordenadora da Política para primeira infância, do Programa São Paulo Carinhosa, o Coordenador da UAB, Luciano Gamez, a Reitora da Universidade Federal de São Paulo, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili e a Coordenadora do Curso de Informática em Saúde da Universidade Aberta do Brasil/UNIFESP, Profa. Dra. Claudia Novoa Barsottini.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), conta hoje, com 31 polos da UAB localizados nos Centros Educacionais Unificados (CEU) da capital paulista e um na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gilberto Dupas, nos quais 4.595 alunos estão matriculados em 235 cursos, entre graduações, aperfeiçoamentos e especializações.

Na abertura da cerimônia, Ana Estela Haddad afirmou aos formandos que “é uma necessidade grande para nós, então, esse curso tem uma grande relevância no papel que ele tem para ajudar a melhorar ainda mais o Sistema Único de Saúde”.

Segundo o Secretário Municipal da Educação, Gabriel Chalita, o curso oferecido, pode ajudar a melhorar a saúde pública. “As máquinas são importantes para que nós consigamos atender melhor as pessoas. As máquinas, a informática e a tecnologia podem servir para que os procedimentos sejam mais justos, mais corretos, que possam ser replicados e a gente possa ajudar as pessoas no seu momento de maior vulnerabilidade”, disse o Secretário.

O Prefeito Fernando Haddad afirmou a todos os presentes na cerimônia de que a ideia é que cada CEU se transforme em um centro universitário nos quais serão oferecidos cursos para toda a cidade em um grande esforço em levar uma educação de qualidade, em especial, na periferia de São Paulo.

Representando os estudantes na cerimônia, o formando Samuel Silva destacou a importância da formação que recebeu, e como seu trabalho poderá ajudar as pessoas. Samuel Silva, que morava em Angola durante o curso, mesmo com as dificuldades de distância, reafirmou o compromisso com o curso. “Que esse seja o início de um novo ciclo e que, com a educação que recebemos, possamos contribuir para o desenvolvimento do país e, através da formação, possamos ajudar a salvar vidas”, disse.

UAB – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, especializações, aperfeiçoamentos e mestrados profissionais por meio do uso da metodologia da educação à distância. Os professores que atuam na educação básica têm prioridade, mas os cursos também estão disponíveis para toda a população. A implantação da UAB na capital paulista foi realizada no contexto do Programa Mais Educação São Paulo de reorganização da Rede Municipal de Ensino.

UNIFESP – Uma das primeiras parceiras do município nos polos da UAB, conta com outros 15 polos em todo o Estado e mais de 40.000 alunos de educação à distância.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210