Notícias
Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino
IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo
Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.
O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.
A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.
A Rede Municipal de Ensino
Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.
A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).
O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Publicado em: 03/07/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 02/07/2025 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé