Notícias
Equipe do programa ‘Cuidando da Escola’ realiza quase 1 mil atendimentos em unidades da Rede Municipal de SP
No total, 600 profissionais trabalham exclusivamente na manutenção das escolas municipais para garantir mais agilidade nos reparos
Publicado em: 26/08/2022 10h56 | Atualizado em: 26/08/2022
A equipe do programa “Cuidando da Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, já realizou quase 1 mil atendimentos relacionados a melhorias na infraestrutura de escolas de toda a Rede Municipal desde o início de sua atuação no mês de março.
O programa reúne 600 profissionais que trabalham, exclusivamente, na manutenção de cerca de 1.500 escolas municipais distribuídas em toda a capital. Para garanti-lo, a SME investe aproximadamente 50 milhões por ano.
O objetivo é facilitar e agilizar consertos e melhorias dentro das unidades, minimizando o impacto no andamento das atividades pedagógicas e garantindo o bem-estar geral de estudantes e professores.
Os 600 funcionários estão divididos em 54 equipes formadas por eletricistas, encanadores, pintores, serralheiros, carpinteiros, serventes e encarregados. Cada grupo de 10 ou 13 colaboradores é liderado por um encarregado e cada um dos 5 lotes conta com o apoio de um engenheiro civil e um engenheiro eletricista. O grupo de manutenção escolar presta serviços de segundas às sextas-feiras, no período de 8h às 16h.
Entre os serviços realizados nestes primeiros meses de funcionamento, os principais atendimentos foram melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas nas escolas; serviços preventivos de limpeza de calhas, canaletas e telhados; e desentupimento e reparos em redes de água e esgoto.
Para ser atendida pelo programa, as escolas devem adquirir os materiais necessários para as reformas. Entretanto, o custo da mão de obra executada pelos profissionais do programa não é pago pela unidade educacional, que economiza recurso do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF). O pagamento é feito por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Recreio nas Férias começou nesta segunda-feira (7) em mais de 130 polos
Publicado em: 07/07/2025 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação
CEI Elza Soares promove Semana Cultural alinhada ao Junho Migrante
Publicado em: 04/07/2025 5h43 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista
Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste
Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia