Notícias

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Projeto da EMEF Cidade de Osaka promove avanços na leitura e na escrita 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 | Atualizado em: 17/03/2026

 

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Desenvolvido em 2004, o projeto “Correspondências de Osaka – Fortalecimento das Aprendizagens”, nasceu com a finalidade de melhorar a escrita dos estudantes. Voltado aos estudantes do 5º ano, a ação possibilita a produção e a revisão de cartas, promovendo reflexões sobre autoria, interlocução e intencionalidade na comunicação, além de fortalecer habilidades essenciais de leitura e escrita.  

O programa foi idealizado pela Professora de Educação Infantil e Fundamental I, Ivani Cordeiro da Silva Bersano, que trabalha na unidade há 22 anos. A partir da observação de que muitos alunos gostariam de trabalhar mais a linguagem escrita, a professora decidiu debater a importância da comunicação em um contexto marcado pela intensa circulação de informações digitais e pelos desafios relacionados à desinformação. 

O projeto foi estruturado para apoiar as aprendizagens de estudantes com defasagens nas competências leitora e escritora, e contou com a participação de duas turmas de 15 integrantes, no contraturno escolar, com encontros semanais.  

As atividades aconteceram de forma coletiva, em duplas e grupos, com propostas organizadas a cada bimestre ao longo do ano letivo. O trabalho começou com a produção de bilhetes e convites, em formatos impressos e digitais, e avançou para a escrita de cartas formais e afetivas. Diante dos resultados alcançados, a professora dará continuidade à proposta neste ano, com a nova turma do 5º ano. 

Um dos destaques da iniciativa foi a instalação de uma caixa de correio na unidade escolar, após solicitação formal dos estudantes ao Ministério das Comunicações. O equipamento, fixado próximo à secretaria, passou a receber cartas e mensagens de familiares, especialmente em momentos como a Semana da Criança. 

Fotografia de estudantes em uma sala de aula com cartas.

Ao longo do ano, foram observados avanços significativos nas produções textuais dos participantes, evidenciados nos acompanhamentos pedagógicos e nos Conselhos de Classe. O trabalho contribuiu para o desenvolvimento da autonomia na leitura e na escrita, ampliação do repertório linguístico e maior fluência na comunicação. 

Além dos resultados acadêmicos, o projeto fortaleceu valores como empatia, solidariedade e ética, consolidando a carta como instrumento de expressão de sentimentos, ideias e informações em contextos reais de uso. 

Com iniciativas como o “Correspondências de Osaka”, a Rede Municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento das aprendizagens e com a promoção de práticas pedagógicas significativas, alinhadas ao Projeto Político-Pedagógico das unidades e às diretrizes do Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental.

Entre as práticas realizadas, destacam-se: 

– Troca de bilhetes entre colegas em dinâmicas de “amigo secreto”; 

– Convites para eventos escolares, como o Dia da Família na Escola; 

– Exibição e debate do filme Central do Brasil, utilizado como ponto de partida para reflexões sobre o valor social da escrita; 

– Envio de cartas em datas comemorativas, como o Dia de Quem Cuida de Mim; 

– Produção de mensagens para funcionários da escola, supervisor escolar e equipe da Diretoria Regional de Educação. 

 Integração com a comunidade 

A iniciativa também ampliou o diálogo com o território. Estudantes escreveram cartas para idosos de uma casa de repouso do bairro e realizaram visita com entrega das correspondências, acompanhada de apresentações musicais. Houve ainda encaminhamento de carta de leitor a revistas e jornais, que responderam à escola. 

As ações mobilizaram múltiplas linguagens: escrita, oral, artística e digital. E envolveram equipe gestora, coordenação pedagógica, familiares, estudantes do projeto Imprensa Jovem e professores parceiros. 

Leia mais notícias da Rede Municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com funda azul marinho e a frase

SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal 

Publicado em: 08/07/2025 11h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Famílias Migrantes Serviços Essenciais (1)

Famílias migrantes recebem orientações sobre direitos e serviços

Publicado em: 07/07/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia com duas imagens de estudantes paraticipando das atividades nas

Prefeitura de SP oferece 205 vagas em Escolas Paralímpicas em quatro CEUs da zona Leste

Publicado em: 07/07/2025 4h08 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Abertura Do Recreio Nas Férias No Ceu Caminho Do Mar

Recreio nas Férias começou nesta segunda-feira (7) em mais de 130 polos

Publicado em: 07/07/2025 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares Promove Semana Com Vivências Culturais Regionais

CEI Elza Soares promove Semana Cultural alinhada ao Junho Migrante

Publicado em: 04/07/2025 5h43 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 134 135 136 137 138 1.673