Notícias
Processo de eleição de Grêmios Estudantis é iniciado nas escolas municipais
A meta da Secretaria Municipal de Educação é que 577 Escolas tenham formado suas Diretorias Gremistas até o dia 3 de abril
Publicado em: 07/02/2020 17h51 | Atualizado em: 06/08/2021
O ano começa com muitas ações de incentivo à participação democrática dos estudantes no cotidiano escolar. A primeira delas é a divulgação do calendário de implementação dos Grêmios Estudantis. A meta da Secretaria Municipal de Educação é que as 577 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e Ensino Médio (EMEFMs) tenham grêmios constituídos em 2020.
Em janeiro as Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizaram momentos de sensibilização com os diretores e diretoras das escolas para que fomentem o protagonismo estudantil por meio dos Grêmios. De 5 de fevereiro, dia que inicia as aulas, até 3 de abril, devem ocorrer a eleição dos representantes de classe e todo o processo eleitoral, culminando na cerimônia de Posse da Diretoria Gremista eleita.
No final de 2019, a Prefeitura de São Paulo entregou R$ 5 mil para 346 Grêmios estudantis. A ideia é reforçar a participação dos alunos na gestão de recursos da unidade, construindo democraticamente a escola que querem. A medida descentraliza o recurso público e fomenta o protagonismo dos jovens da rede pública.
Por meio do Orçamento Participativo Jovem, os representantes dos Grêmios, junto com a direção da unidade escolar, decidem onde investir o dinheiro, aplicando de acordo com as especificidades e necessidades de cada escola e, é claro, pensando nas demandas dos estudantes e comunidade escolar como um todo.
Confira o cronograma de ações que unidades educacionais devem cumprir para a para Organização do Processo de Eleição da Diretoria Gremista/2020.
05 a 7/02/2020 – Escolha dos Representantes de Classe
10 a 28/02/2020 – Assembleia Geral – Divulgação da Eleição e inscrições para a Comissão Eleitoral
02 a 06/03/2020 – Início das Atividades da Comissão Eleitoral
09 a 11/03/2020 – Inscrições das chapas candidatas à Diretoria Gremista
12 a 20/03/2020 – Campanha Eleitoral
24/03/2020 – Eleições para a Diretoria Gremista
25 e 26/03/2020 – Apuração – Divulgação dos Resultados
31/03/2020 – Novo Pleito ou 2º Turno
03/04/2020 – Posse Diretoria Gremista eleita
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Publicado em: 11/07/2025 5h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias amplia repertório cultural ao levar participantes ao Autódromo de Interlagos
Publicado em: 11/07/2025 5h27 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Publicado em: 11/07/2025 4h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Publicado em: 10/07/2025 8h50 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 08/07/2025 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação