Notícias

EMEF Pedro Teixeira trabalha a questão do Meio Ambiente em TCA

Tema foi definido após pesquisa realizada com a comunidade onde a escola está inserida

Publicado em: 26/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_pedro_teixeira_trabalha_a_questao_meio_ambiente_em_TCA_740_x_430.jpg

No dia 3 de dezembro, aconteceu o evento de encerramento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano.

No início de 2016, os profissionais de Educação da EMEF Pedro Teixeira realizaram uma pesquisa socioeconômica com a comunidade do Jardim Santana, comunidade onde a unidade está inserida, para obter melhor informações sobre o seu perfil. Entre as perguntas, foram solicitadas sugestões de temas a serem desenvolvidos no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). A maioria dos entrevistados sugeriu o tema “Meio Ambiente”.

“Com o meio ambiente figurando como tema principal, foi possível trabalhar outros subtemas como: enchente e caos urbano, lixo eletrônico, água e energia, poluição, os 3 Rs e doenças. Os educandos escolheram os subtemas que gostariam de estudar e os professores orientadores se especializaram em um tema para o atendimento e orientação desses educandos”, explica o Coordenador Pedagógico Renato Barbosa da Silva.

Os alunos realizaram pesquisas na unidade escolar e pesquisas de campo. A turma do 6º ano A, por exemplo, acompanhada pela professora orientadora Maria do Carmo no subtema “Enchente e caos urbano”, visitou a Subprefeitura de São Miguel para entrevistar os agentes da Defesa Civil na busca de informações e encaminhamentos sobre a situação da comunidade local. Também visitaram outros órgãos e empresas, como a SABESP e a Eletropaulo, na busca de informações sobre a atuação desses profissionais quando em situação de risco e quais soluções apontam para as mesmas.

As turmas dos 9º anos (Enchente e caos urbano), orientados pela professora Avani, saíram a campo e depois das pesquisas elaboraram um vídeo em que entrevistam pessoas da comunidade nos locais de enchente em um dia de chuva.

Após as pesquisas, os alunos produziram materiais a partir do reaproveitamento de diversos produtos, trabalho também realizado sob a orientação dos professores orientadores de turma. Além do evento de encerramento, os resultados das pesquisas foram apresentados no Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos.

Veja as galerias de fotos:

Galeria 1

Galeria 2

Galeria 3

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.
O Secretário Adjunto De Educação, Samuel Ralize, Participou De Reunião Com Os Sindicatos Para Organizar Calendário De Reniões Com Assuntos Prioritários

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários

Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Resultado reflete os esforços da Rede Municipal para garantia da alfabetização e aprendizagem dos estudantes

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024

Publicado em: 11/07/2025 5h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de participantes do Recreio Férias em um box do Autódromo Interlagos ao lado de um piloto de corrida e ao fundo um carro de corrida também.

Recreio nas Férias amplia repertório cultural ao levar participantes ao Autódromo de Interlagos

Publicado em: 11/07/2025 5h27 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 132 133 134 135 136 1.673