Notícias

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Encontros promovidos pela SME reúnem equipes do Grupo de Manutenção Escolar para alinhar procedimentos, segurança e qualidade técnica nas escolas

Publicado em: 29/05/2026 12h04 | Atualizado em: 29/05/2026
Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.
Com foco na melhoria da manutenção das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma série de formações voltadas às equipes do Grupo de Manutenção Escolar (GME). Os encontros têm como objetivo alinhar procedimentos, fortalecer a atuação profissional e padronizar os atendimentos realizados nas escolas da capital.
As atividades foram organizadas em cinco datas diferentes, realizadas em Centros Educacionais Unificados (CEUs), reunindo uma média de 100 funcionários por dia. A programação aconteceu nos seguintes locais: CEU Freguesia do Ó, em 21 de maio; CEU Aricanduva, em 22 de maio; CEU Azul da Cor do Mar, em 26 de maio; CEU Caminho do Mar, em 28 de maio; e terá encerramento nesta sexta-feira (29), novamente no CEU Aricanduva.
As formações contam com a participação das empresas MRO e TEKNO, responsáveis pelos serviços de reparos e manutenção nas unidades escolares da Rede Municipal, contratadas por meio de licitação da Prefeitura de São Paulo. Durante os encontros, as equipes recebem capacitação técnica e orientações sobre os procedimentos que devem ser adotados no dia a dia das atividades.
Entre os temas abordados estão a composição do Grupo de Manutenção Escolar, missão, valores e objetivos do GME, atuação das equipes, organização e cumprimento de cronogramas, preenchimento de diário de bordo, elaboração de relatórios técnicos, além de orientações sobre postura e conduta profissional nas unidades educacionais.
A programação também destaca a importância da segurança durante a execução dos trabalhos, da cordialidade no ambiente escolar e do fortalecimento da qualidade técnica dos serviços prestados. Outro tema debatido durante as formações foi “Machismo tóxico e violência cotidiana”, promovendo reflexão sobre respeito e convivência no ambiente de trabalho.
A iniciativa reforça o compromisso da SME com a qualificação contínua das equipes e com a excelência dos serviços de manutenção oferecidos às escolas da Rede Municipal, garantindo mais organização, segurança e eficiência no atendimento às unidades educacionais.
Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação Com As Mães Gaes Promoveu Vivência No Planetário Do Parque Do Carmo
Ciclo De Formações Com Foco Em Matemática Reuniu Representantes Das 13 Dres
Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 131 132 133 134 135 1.673