Notícias
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
A partir deste ano, os dados de aprendizagem dos estudantes são usados para cálculo do valor
Publicado em: 04/11/2025 17h01 | Atualizado em: 04/11/2025 
As unidades educacionais da Rede Municipal de ensino passaram, nas últimas semanas, por duas avaliações importantes que acompanham a aprendizagem dos estudantes: a Prova São Paulo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro e o SAEB, promovido pelo Governo Federal e aplicado entre os dias 28 de outubro a 03 de novembro.
Essas avaliações, somadas ao SARESP, que será aplicado no dia 18 de novembro, são fundamentais para reunir dados sobre a aprendizagem dos estudantes e organizar o planejamento pedagógico das unidades educacionais e políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Esses dados, a partir deste ano, são usados como critério para o pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) aos servidores da Educação.
Essa novidade reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) e dos professores em reduzir as desigualdades educacionais, potencializando que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades e focando ainda na alfabetização na idade certa e na garantia das aprendizagens.
“A mudança leva em consideração a aprendizagem dos estudantes reforçando que é resultado de um compromisso coletivo que mobiliza educadores, gestores e toda a comunidade escolar”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Novidades no PDE
Para 2025, a primeira parcela foi paga em agosto e contemplou cerca de 88 mil servidores, com investimento de R$206 milhões. A segunda parcela está prevista para ser paga em abril de 2026.
Na segunda parcela do prêmio de 2025 haverá o adicional de até 900 reais para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens, desde que o índice de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico também diminua.
Confira mais notícias sobre o PDE:
Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE
Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Relacionadas
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminários “Juntos pela Aprendizagem” iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/07/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Publicado em: 14/07/2025 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação