Notícias

Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker

A iniciativa foi feita com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo 4 alunos da inclusão e todos participaram com entusiasmo da atividade

Publicado em: 20/10/2025 15h06 | Atualizado em: 24/10/2025
Sala de aula da EMEF Desembargador Arthur Whitaker

Buscando propor valores essenciais, como respeito, solidariedade e amizade, a professora Jamileide Santos, da turma 1º A do Ensino Fundamental da EMEF Desembargador Arthur Whitaker, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, está desenvolvendo o projeto “Árvore da Amizade” ao longo deste semestre. Com o tema “Valores e Convivência – Compartilhar para crescer juntos”, a iniciativa tem como objetivo principal promover atitudes de convivência saudável e respeitosa entre as crianças, valorizando o ato de compartilhar e o sentimento de amizade. 

Esses valores ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Por meio de rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras cooperativas, atividades artísticas e a construção simbólica da árvore da amizade, onde cada folha representa uma atitude positiva ou gesto de amizade das crianças, o projeto busca incentivar o respeito às diferenças, estimular o diálogo e a empatia, fortalecer laços de cooperação e desenvolver o senso de responsabilidade. 

Participaram da atividade 30 estudantes, sendo quatro alunos do público-alvo da Educação Especial — entre eles, um aluno não verbal, um com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, todos participando ativamente do projeto Árvore da Amizade. A iniciativa vai além das atividades em sala: os pais e responsáveis também são convidados a participar, confeccionando, junto com seus filhos, moldes de maçãs com frases ou palavras que simbolizam valores como amor, respeito e carinho, reforçando o aprendizado em casa. 

Durante o semestre, as crianças participaram de diversas etapas, incluindo contação de histórias como O que é amizade? e O menino que aprendeu a ver, confecção e decoração da árvore da amizade, brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e registro das atitudes positivas por meio de fotos e desenhos. 

O projeto contou com o apoio das professoras Dulce e Edinéia, além da estagiária Neide, que auxiliou na montagem da árvore. Para marcar a finalização, foi realizado um “Bingo da Amizade”, no qual as crianças formaram palavras com sílabas aprendidas, recebendo presentes como carrinhos de controle remoto e bonecas. O encerramento foi celebrado com um café da manhã preparado pelas famílias, reforçando a parceria entre escola e comunidade. 

A avaliação é contínua e qualitativa, observando as mudanças de comportamento e a compreensão dos valores trabalhados. A professora Jamileide destaca a importância do projeto para a formação integral das crianças, afirmando que o aprendizado vai além do conteúdo escolar, pois plantar sementes de amizade e respeito contribuirá para o desenvolvimento delas na escola, na família e na sociedade. 

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação Com As Mães Gaes Promoveu Vivência No Planetário Do Parque Do Carmo
Ciclo De Formações Com Foco Em Matemática Reuniu Representantes Das 13 Dres
Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 131 132 133 134 135 1.673