Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação Com As Mães Gaes Promoveu Vivência No Planetário Do Parque Do Carmo
Ciclo De Formações Com Foco Em Matemática Reuniu Representantes Das 13 Dres
Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 131 132 133 134 135 1.673