Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de reunião entre SME e sindicatos representativos da Rede Municipal de Ensino.

SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos

Publicado em: 21/07/2025 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Abertura Copa América Rugby Cadeira Rodas

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito

Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração Da Emei Gilda Figueiredo Portugal Gouvea Marca Volta às Aulas Na Rede Municipal

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista

Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

1 129 130 131 132 133 1.673