Notícias
Conselho Municipal de Educação realiza Seminário Paulo Freire
Em formato de ciclo de palestras, seminário colocou em pauta o Currículo da Cidade de São Paulo
Publicado em: 04/11/2019 17h12 | Atualizado em: 30/11/2020
Equipe da Coordenadoria Pedagógica da SME discutindo a elaboração e implementação do Currículo da Cidade de São Paulo
Seminário Paulo Freire: Ciclo de Palestras sobre Currículo é realizado no Conselho Municipal de Educação entre os meses de setembro e outubro. Seminário é assim nomeado em homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro, e contou com importantes especialistas e gestores da área.
O currículo é pauta constante no Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME/SP e durante o Seminário foi tema de debate as suas bases teóricas, a elaboração e implantação do Currículo da Cidade de São Paulo e as atuais perspectivas sobre Currículo, Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
1º encontro – 26 de setembro
O primeiro contou com a presença de Marina Graziela Feldmann, Conselheira Presidente da Câmara de Educação Básica do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Currículo. Feldmann resgatou as origens do Currículo e seus atuais desafios.
Na sua concepção, só existe currículo se há pessoas envolvidas e se ele é vívido. “A construção epistemológica e social do conhecimento, concretizada em espaços educativos e vivenciada em movimentos de tensões e lutas pela ocupação territorial dos saberes. Nesses movimentos se mostram as delimitações dos significados dos campos do conhecimento, seus processos (discursos e métodos) e os sentidos na vida das pessoas envolvidas”, concluiu Feldmann, reforçando a concepção de Projeto Político-Pedagógico e o compromisso social deste documento.
2º encontro – 3 de outubro
Contou com a presença de representantes da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para a discussão sobre a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. Estiveram presentes o Diretor do Núcleo Técnico de Currículo Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch, do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Prof. Dr. Cristiano Rogério Alcântara e da Diretora da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Profª. Milena Marques Micossi.
Houve a discussão sobre o processo de elaboração do Currículo da Cidade com grupos de trabalho constituídos por assessores contratados e professores da Rede; as premissas, concepções e conceitos norteadores do documento e, por fim, o desafio da implantação.
3º encontro – 24 de outubro
Em seu encontro final o Seminário Paulo Freire trouxe a discussão do Currículo, Educação Infantil e BNCC. Teve a participação da Professora Doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, professora Associada da Universidade de São Paulo e especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano, e a Professora Doutora Emília Cipriano, Conselheira do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Educação Infantil.
As Professoras trouxeram para a discussão as especificidades da Educação Infantil contida na Base Nacional Comum Curricular, o desafio da Supervisão Escolar na análise de projetos de Unidades de Educação Infantil e a perspectiva da Educação Integral para bebês e crianças. Para Cipriano, “uma sociedade que não cuida das suas crianças, não cuida do seu futuro”.
Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira no Seminário Paulo Freire
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação