Notícias

Agosto Dourado: ações de incentivo ao aleitamento na rede municipal de SP; assista ao vídeo

Campanha “CEI Amigo do Peito”, por exemplo, reconhece unidades que apoiam amamentação nos centros

Publicado em: 24/08/2021 14h49 | Atualizado em: 25/08/2021

 

“Eu acho importante amamentar porque tem bastante nutrientes e também tem o vínculo com o filho”, comenta Geysa Renata Querino, mãe do pequeno Arthur, de 8 meses, que frequenta o CEI Transformando Vidas, na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga. No mês dedicado a ações que incentivam o aleitamento materno (Agosto Dourado), destacamos a importância das iniciativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Assim como fornecer alimento às crianças, a possibilidade da amamentação nos CEIs da rede proporcionam acolhimento e segurança para as mães, que podem continuar mais perto dos filhos. É o caso da Sthefania Rodrigues, mãe da Helena, de 5 meses. “Fiquei sabendo que poderia amamentar ela aqui na escola, então vai ser mais fácil”, comenta ela, que pretende oferecer o leite materno pelo menos até o primeiro ano de vida da filha.

Além delas, a nutricionista que integra o Grupo de Trabalho sobre Aleitamento Materno da Coordenadoria de Alimentação Escolar, Valéria Roma de Freitas, também fala sobre os benefícios da ação, inclusive para as mães que precisam deixar o leite materno para ser oferecido aos pequenos ao longo do dia. “As mulheres que não tiverem disponibilidade de vir até o CEI podem trazer o leite congelado, em frascos próprios. Esse leite vai ser oferecido para a criança durante o tempo que ele estiver na unidade”, complementou.

Vale ressaltar que todos os CEIs podem receber as mães para amamentação, tanto em locais definidos pela unidade quanto em espaços escolhidos pelas próprias mulheres.

Campanha CEI Amigo do Peito

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desenvolve a Campanha “CEI Amigo do Peito”. Esta ação educativa incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Para saber mais, acesse a página CEI Amigo do Peito.

Na última edição, 280 unidades foram reconhecidas com o selo da campanha. Até o final de 2021, novos CEIs também serão certificados pela iniciativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Artesanato

Projeto trabalha artesanato, criatividade e convivência entre estudantes

Publicado em: 21/05/2026 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.
Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 11 12 13 14 15 1.673