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NAAPA 2018: investindo na identidade do núcleo

Reunião de encerramento das atividades de 2018 promove análise das ações desenvolvidas nas 13 Diretorias Regionais

Publicado em: 27/02/2019 13h29 | Atualizado em: 30/11/2020

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No dia 3 de dezembro de 2018, aconteceu nas dependências da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a reunião de encerramento das atividades de formação continuada das equipes do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA.

Os participantes celebraram as conquistas de 2018, como a implantação da planilha de registro do NAAPA que possibilita o monitoramento das atividades de apoio e acompanhamento desenvolvidas nas 13 DREs da cidade. O documento permite a análise quantitativa e dinâmica dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes dos NAAPAs com vistas à efetivação de direitos de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME) e à promoção de melhores condições de permanência e aprendizagens dos estudantes acompanhados pelo Núcleo.

Como a única Secretaria Municipal de Educação do país a desenvolver uma política pública de atendimento ao estudante pautada pelos princípios da psicopedagogia institucional e da psicologia escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do NAAPA, durante o ano de 2018, investiu no processo de formação continuada das equipes, de modo a fortalecer a identidade do psicopedagogo institucional do NAAPA e do psicólogo escolar. Com o apoio da professora doutora Lílian Aparecida Cruz Dugnani e da doutoranda Fernanda Pereira Medeiros, foram construídos percursos de trabalho orientados pelo Currículo da Cidade, alinhando a prática dos especialistas às diretrizes de trabalho da Coordenadoria Pedagógica da SME.

Dessa forma, as atividades das equipes do NAAPA organizaram-se a partir do compromisso ético da não medicalização e da não patologização dos problemas de aprendizagem e sustentaram-se pelos princípios norteadores do Currículo da Cidade, da Educação Integral, da Equidade e da Educação Inclusiva.

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