Notícias

Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

O Departamento de Alimentação Escolar no Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

Publicado em: 06/04/2016 10h36 | Atualizado em: 30/11/2020

agricultura familiar2 740x430.jpg

Em apoio e sintonia à mobilização global em torno do fomento à Agricultura Familiar, o Departamento de Alimentação Escolar do Município de São Paulo reserva este espaço para colaboração na divulgação das ações relacionadas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF – 2014) no decorrer de 2014.

A relação e compromisso do DAE com a Agricultura Familiar tem se consolidado e expandido na medida em que o tema passou a constituir um eixo estratégico norteador das diretrizes do departamento.

Não se trata apenas do cumprimento da lei a Lei Federal 11.947/09, que determina que 30% dos repasses do PNAE sejam destinados à aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar, mas de acreditar nesta via como propulsora do desenvolvimento rural sustentável e da ampliação das alternativas alimentares saudáveis para as crianças e jovens de São Paulo.

Por conta disso, foram intensificadas, desde o início de 2013, as ações que tangenciam a Agricultura Familiar no Departamento de Alimentação Escolar, especialmente no que se refere à compra direta de gêneros alimentícios do Agricultor Familiar para o Programa de Alimentação Escolar.

Os desafios e limitações têm sido enfrentados com persistência. O maior deles advém da complexidade da nossa Rede Municipal de
Ensino, que conta hoje com mais de 900 mil alunos e oferece quase 2.000.000 refeições diárias servidas. Tal dimensão resulta em uma demanda que desafia não só a capacidade de produção das cooperativas, mas também sua habilidade para o atendimento às exigências formais estabelecidas no DAE.

Com o intuito de dar mais visibilidade às atividades agrícolas de base familiar e colocar em foco seu importante papel, entre os quais destaca-se o combate à fome e à pobreza, a gestão dos recursos naturais, a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, a celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) em 2014, foi decidida na 66.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
A implementação do AIAF 2014, uma parceria com os governos dos países membros, com outros organismos internacionais e com organizações não-governamentais atuantes no tema da agricultura e da segurança alimentar, ficou a cargo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Abrangendo agricultores de pequena e média dimensão, camponeses, pescadores, pastores, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais, a agricultura familiar é uma forma de organização gerida e operada predominantemente por uma família. No mundo inteiro, mesmo nos países desenvolvidos, é a forma de agricultura dominante.

O AIAF 2014 buscou promover a ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global, a conscientização e entendimento dos desafios enfrentados pelos pequenos agricultores e a identificação das maneiras eficientes de apoiá-los, reposicionando a atividade no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais.

Esta celebração foi uma oportunidade de destacar o papel estratégico dos pequenos agricultores no desenvolvimento agrícola e rural, reforçar seu potencial único de avançar para sistemas alimentares mais produtivos e sustentáveis assim como fortalecer suas capacidades com o apoio das políticas adequadas. A mobilização integra as ações de mais de 360 organizações, oriundas de 60 países dos cinco continentes.


Conheça: 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283