Notícias

EMEF Artur Neiva recebe a escritora Tati Santos de Oliveira

Visita realizada no âmbito do trabalho com a obra “A menina feita de nuvens”

Publicado em: 03/10/2018 17h48 | Atualizado em: 30/11/2020

escritora_tati_EMEF_artur_740_x_430.jpg

No dia 27 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Artur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, recebeu a visita da escritora Tati Santos de Oliveira, autora do livro “A menina feita de nuvens”.

A Professora Orientadora de Sala de Leitura, Glaucia Maria de Souza Basílio, após conhecer a obra, percebeu a possibilidade de trabalhar o tema da diversidade em sua Sala de Leitura, de acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo e com as Matrizes dos Saberes, que apontam para a formação de cidadãos éticos, responsáveis, solidários e que fortaleçam a sociedade.

Nesta obra, a autora trata com sensibilidade e poesia a respeito do vitiligo, doença de pele que provoca a perda de pigmentação em várias partes do corpo e que muitas vezes causa estranhamento nas crianças. Ao trazer esta obra para sua aula, a professora Glaucia buscou proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de refletir sobre a empatia, respeito, valorização de diferenças, acolhimento da diversidade e fortalecimento de vínculos.

Durante a leitura do livro, os estudantes ouviram a história manuseando uma porção de algodão, que virou trabalho artístico. Após a atividade, foi realizada uma roda de conversa sobre as diferenças. Alguns estudantes dos 4°anos efetuaram a leitura da obra para todos os funcionários da escola.

A professora registrou toda a atividade por meio de vídeos e fotos. O material foi enviado para a escritora que prontamente respondeu muito emocionada com a repercussão do livro na escola. Na visita à unidade educacional, a escritora conversou com todos os alunos do ciclo de alfabetização sobre o motivo que a levou a escrever o livro e como diagramou e ilustrou o mesmo. A autora trouxe bottons e exemplares que foram sorteados entre as crianças.

“A experiência foi fantástica tanto para os estudantes como para a escritora, que agradeceu imensamente a oportunidade e prometeu retornar”, conta Glaucia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra profissionais da Educação reunidos no auditório para os

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as  DREs

Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Oficinas Cerebrais No Ceu Vila Alpina Estão Com Inscrições Abertas

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental

Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Ceu Jaguaré Recebe Evento Solidário No Próximo Sábado

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)

Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)

Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

1 127 128 129 130 131 1.672