Notícias

NAAPA 2018: investindo na identidade do núcleo

Reunião de encerramento das atividades de 2018 promove análise das ações desenvolvidas nas 13 Diretorias Regionais

Publicado em: 27/02/2019 13h29 | Atualizado em: 30/11/2020

finalizanaapa2018_740x430.jpg

No dia 3 de dezembro de 2018, aconteceu nas dependências da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a reunião de encerramento das atividades de formação continuada das equipes do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA.

Os participantes celebraram as conquistas de 2018, como a implantação da planilha de registro do NAAPA que possibilita o monitoramento das atividades de apoio e acompanhamento desenvolvidas nas 13 DREs da cidade. O documento permite a análise quantitativa e dinâmica dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes dos NAAPAs com vistas à efetivação de direitos de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME) e à promoção de melhores condições de permanência e aprendizagens dos estudantes acompanhados pelo Núcleo.

Como a única Secretaria Municipal de Educação do país a desenvolver uma política pública de atendimento ao estudante pautada pelos princípios da psicopedagogia institucional e da psicologia escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do NAAPA, durante o ano de 2018, investiu no processo de formação continuada das equipes, de modo a fortalecer a identidade do psicopedagogo institucional do NAAPA e do psicólogo escolar. Com o apoio da professora doutora Lílian Aparecida Cruz Dugnani e da doutoranda Fernanda Pereira Medeiros, foram construídos percursos de trabalho orientados pelo Currículo da Cidade, alinhando a prática dos especialistas às diretrizes de trabalho da Coordenadoria Pedagógica da SME.

Dessa forma, as atividades das equipes do NAAPA organizaram-se a partir do compromisso ético da não medicalização e da não patologização dos problemas de aprendizagem e sustentaram-se pelos princípios norteadores do Currículo da Cidade, da Educação Integral, da Equidade e da Educação Inclusiva.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Plenárias definem as diretrizes do documento orientador dos NAAPAs
Chorinho no CEU Uirapuru

Chorinho no CEU Uirapuru

Publicado em: 15/04/2016 3h31 - em CEU e COCEU

EAD - Tecnologias para a Aprendizagem

EAD – Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h10 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Tecnologias para a Aprendizagem

Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.276 1.277 1.278 1.279 1.280 1.465