Notícias

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Crescimento foi de 21,5 e 21,2 pontos, respectivamente, entre os estudantes do 2° ano do ensino fundamental

Publicado em: 19/02/2025 15h44 | Atualizado em: 19/02/2025
fotografia de Estudante Em Sala De Aula

Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Paulo tiveram uma melhora significativa em Língua Portuguesa e Matemática na edição de 2024 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com 21,5 pontos e 21,2 pontos, respectivamente.

“Ver um aumento tão significativo como este mostra que a dedicação dos educadores e estudantes da rede deu resultado”, afirma o secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, que prevê melhoras. “Não tenho dúvida de que, com a potência da nossa rede e de nossos profissionais, devemos e vamos avançar ainda mais. Esse tem de ser o compromisso de todos nós, servidores públicos, para garantirmos o direito de aprendizagem, começando pela alfabetização”, destaca.

Esse foi o segundo ano em que a rede municipal de ensino fez a adesão para participar da avaliação com os segundos e quintos anos do ensino fundamental. O Saresp é um sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos e das escolas públicas e particulares.

Para os segundos anos, a proficiência de língua portuguesa em 2023 era de 155,3 e ficou em 176,8 em 2024. Já em matemática, a média passou de 149,3 em 2023 para 170,5 no ano passado.

Os quintos anos também registraram aumento na nota. Em língua portuguesa a proficiência saltou de 184,9 para 186,9. Já em matemática, a pontuação passou de 196,3 para 198,6.

Fortalecimento das Aprendizagens
A Prefeitura de São Paulo tem reforçado o processo de aprendizagem, em especial em virtude dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, que impactaram a vida escolar e social dos estudantes.

A Secretaria Municipal da Educação organizou ações de acompanhamento pedagógico, sobretudo com as escolas que mais precisam, recuperação contínua em sala de aula para todos os alunos, recuperação paralela aos que precisam, formações de professores e utilização de diferentes materiais pedagógicos.

Além da busca ativa, que ajudou São Paulo a registrar a menor taxa de abandono escolar da década: de 1,9% em 2014, para 0,7% em 2023. Uma das principais premissas da Pasta é a garantia de uma educação integral a todos os estudantes de todas as idades.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudante e professor com o computador portátil sobre a mesa aprendendo programação em atividade relacionada a COP30.

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”

Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Oficina De Chocolate Chegam A 17 Ceus Da Cidade

Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista

Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem Educação Integral Mec

Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC

Publicado em: 31/07/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Dia Da Família Marca Momento De Diálogo E Parceria Entre Escola E Famílias
Estudante Em Sala De Aula

Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas

Publicado em: 30/07/2025 10h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 123 124 125 126 127 1.673