Notícias
Escolas da DRE Campo Limpo realizam atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra
Programação contou com Palestras, rodas de conversa e exibição de filme
Publicado em: 29/11/2019 17h04 | Atualizado em: 04/05/2021As comemorações do Mês da Consciência Negra, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo foi norteado pela extensa programação da “FeirÁfrica” que contou com a participação de 8 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da região.
O evento contou com apresentação de filmes, palestras, apresentações, oficinas e exposições. A multiplicidade de formatos permitiu ampliar a discussão a respeito do orgulho negro. Além disso, foram realizadas rodas de capoeira, oficinas de turbante e Caxixi, história e cultura brasileira, entre outros assuntos.
Também foram realizadas formações e rodas de conversa, que abordaram “A Importância dos movimentos políticos e culturais periféricos na Formação de professores” e ”Era uma vez… Quem? reflexões acerca da literatura infantil e juvenil na perspectiva das relações étnico-raciais”, as duas em consonância com a lei n° 10.639, que prevê a obrigatoriedade nos currículos da rede o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Todas as atividades aconteceram no período de novembro e é um trabalho cíclico que auxilia, segundo os editais dos cursos, no entendimento de que a cultura africana e afro-brasileira é diversa, o que possibilita processos de identificação e quebras de preconceitos e estimula a participação das pessoas. Isso contribui para, a cada ano, aumentar o número de CEUs sediando o evento.
Os CEUs que participaram foram: Guarapiranga, Casa Blanca, Cantos do Amanhecer, Paraisópolis, Feitiço da Vila, Vila do Sol, Campo Limpo e Capão Redondo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Publicado em: 30/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Publicado em: 30/07/2025 10h44 - em Secretaria Municipal de Educação
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Publicado em: 30/07/2025 9h01 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Publicado em: 29/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Publicado em: 29/07/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação