Notícias
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Evento acontece na próxima sexta-feira (30) com apresentações culturais e exposição sobre a história do projeto
Publicado em: 27/05/2025 11h20 | Atualizado em: 27/05/2025
Na próxima sexta-feira (30) a Câmara Municipal de São Paulo recebe solenidade em homenagem aos 20 anos de fundação do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL). A sessão contará com a presença de autoridades, professores e ex-estudantes que fizeram parte da história do projeto.
Além disso, a programação terá apresentações de academias, números artísticos em homenagem ao projeto e, em parceria com o Memorial do Ensino Municipal, do Núcleo de Multimeios da SME, a equipe do projeto AEL organizará uma exposição com materiais históricos do projeto (livros, adereços, reportagens, fotos e etc), que acontecerá na entrada principal do prédio da Câmara Municipal de São Paulo.
A AEL nasceu no dia 30 de maio de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira, idealizada pela então professora de Língua Portuguesa, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida por todos como Suelizinha, que estará presente na cerimônia.
O projeto, nos anos subsequentes, se expandiu na região da DRE Penha e, em 2015, tornou-se, oficialmente, uma política pública da Rede Municipal, com a Portaria nº 5.296 que institui o Projeto Academia Estudantil de Letras nas Unidades Educacionais de Ensino Fundamental e Médio.
A iniciativa também serviu de modelo e inspiração para a implantação de Academias Estudantis de Letras em escolas de diversas cidades no país, comprovando a relevância social e o impacto pedagógico do projeto.
Em 2020, foi sancionada a Lei n° 17.459, que institui a Academia Estudantil de Letras – AEL no âmbito do município, tornando o projeto uma política pública permanente da cidade de São Paulo.
Hoje a educação municipal conta 286 Academias Estudantis de Letras com patronos definidos, cerca de 400 educadores e mais de 6 mil estudantes que participam do projeto.
Sobre a AEL
A Academia Estudantil de Letras é uma autêntica Academia de Letras com as devidas adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o projeto.
Dentro da dinâmica da AEL, são os próprios acadêmicos que escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Os estudantes fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia.
Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.
Saiba mais sobre o projeto:
Serviço
Solenidade em comemoração aos 20 anos da AEL
Dia: 30/05
Horário: das 13 às 16h
Local: Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo, localizado no Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – SP.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais
Publicado em: 02/08/2025 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança documento pioneiro para fortalecer o enfrentamento à violência na primeira infância nas unidades educacionais
Publicado em: 01/08/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública
Publicado em: 01/08/2025 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio
Publicado em: 01/08/2025 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia