Notícias

Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade

Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

cafedobem_740_x_430.jpg

No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.

A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.

A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.

A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.

No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.

Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Evento Reúne Sociedade Civil, Instituições E Poder Público Para Fortalecer A Inclusão Na Educação

Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública

Publicado em: 01/08/2025 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Recebeu Representantes Dos Sindicatos Para Dialogar Sobre Valorização Do Quadro De Apoio

SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio

Publicado em: 01/08/2025 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante e professor com o computador portátil sobre a mesa aprendendo programação em atividade relacionada a COP30.

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”

Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Oficina De Chocolate Chegam A 17 Ceus Da Cidade

Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista

Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem Educação Integral Mec

Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC

Publicado em: 31/07/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 122 123 124 125 126 1.672